A liberação do segundo pagamento vale apenas para aqueles que receberam a primeira parcela até 30 de abril
A partir desta terça-feira, 2 de junho, cerca de 2,7 milhões de brasileiros nascidos no mês de março podem sacar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 em agências da Caixa Econômica ou nas casas lotéricas.
O montante também segue disponível para a retirada entre os beneficiários que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro. De acordo com a Caixa, a liberação do segundo pagamento vale apenas para aqueles que receberam a primeira parcela até 30 de abril.
Caso não efetivem o saque hoje, os beneficiários dos três primeiros meses do ano ainda podem sacar os valores até o final do calendário, que segue até o dia 13 de junho. Diferentemente do que aconteceu durante o saque da primeira parcela, a Caixa alterou o pagamento para um grupo de aniversariantes por dia com o objetivo de evitar filas e aglomerações.
A medida limita os desembolsos a cerca de 2,5 milhões por dia. Ao todo serão pagos cerca de 30 milhões de trabalhadores informais, desempregados, microempreendedores individuais, intermitentes e toda população de baixa renda que receberam a primeira parcela até 30 de abril.
Também foi estabelecida uma parceria entre a Caixa e as empresas Cielo e GetNet para que os beneficiários auxílio emergencial conseguirem do realizar compras e pagar contas apenas com o uso do aplicativo, sem a necessidade de retirar os recursos do banco.
Nesta segunda-feira, 1º de junho, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, as movimentações com o uso do aplicativo Caixa Tem superaram os saques presenciais durante o final de semana.
Para ele, os números comprovam a eficiência do sistema adotado. “Isso vai na direção de reduzir a necessidade das pessoas de irem às agências e em linha com aquilo que queremos, de acelerar o pagamento, reduzindo qualquer aglomeração”, afirmou.
Confira o calendário de saques da segunda parcela do auxílio emergencial:
- Nascidos em janeiro – 30 de maio (2,6 milhões)
- Nascidos em fevereiro – 1º de junho (2,4 milhões)
- Nascidos em março – 2 de junho (2,7 milhões)
- Nascidos em abril – 3 de junho (2,6 milhões)
- Nascidos em maio – 4 de junho (2,7 milhões)
- Nascidos em junho – 5 de junho (2,6 milhões)
- Nascidos em julho – 6 de junho (2,6 milhões)
- Nascidos em agosto – 8 de junho (2,6 milhões)
- Nascidos em setembro – 9 de junho (2,6 milhões)
- Nascidos em outubro – 10 de junho (2,6 milhões)
- Nascidos em novembro – 12 de junho (2,5 milhões)
- Nascidos em dezembro – 13 de junho (2,5 milhões)
Fonte: ND Mais | Por R7
Sugestão de pauta