Os aparelhos serão produzidos em Santa Catarina pela empresa WEG
O Governo do Estado firmou compromisso nesta sexta-feira, 22 de Maio, com a empresa catarinense WEG para a compra de 500 respiradores. Os aparelhos serão produzidos em Santa Catarina. A novidade foi anunciada pelo governador Carlos Moisés em coletiva de imprensa. Os 100 primeiros respiradores deverão ser entregues já na próxima semana para serem distribuídos na rede hospitalar. Os 400 restantes deverão chegar ao longo do mês de junho.
O governador Carlos Moisés destacou a dificuldade global em se conseguir respiradores. De acordo com o chefe do Executivo, a empresa catarinense deverá firmar contratos também com outras unidades da federação para a produção de respiradores.
“Com as dificuldades que nós temos de comprar respiradores, nós temos essa boa notícia. A importância da atuação empresa, que mudou seu escopo de produção é fundamental. Isso vai ajudar a salvar muitas vidas. A distribuição desses aparelhos seguirá um planejamento, a partir dos resultados que cada região apresentar”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, explica que o Governo estava em tratativas com a empresa há mais de um mês e firmou o compromisso a partir da confirmação de que já havia as condições necessárias para a produção dos equipamentos. A WEG possui aval da Anvisa para a produção.
O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, salienta que o critério para a distribuição dos 100 primeiros respiradores já está praticamente pronto. Ele afirmou que os técnicos da pasta olharão os dados de ocupação dos leitos da UTI no começo da próxima semana para bater o martelo:
“São equipamentos que ajudarão a equipar mais leitos de UTI e auxiliarão em nosso objetivo de que nenhum catarinense fique sem o tratamento adequado durante essa pandemia”.
Outros temas
Na coletiva, o governador também falou sobre a efetivação de convênio com o BID para o projeto de construção de um novo complexo hospitalar, além da reunião com a Fecam, em que foi apresentada uma nova ferramenta para análise regionalizada da evolução da Covid-19. O secretário Tasca ainda comentou sobre a melhora de Santa Catarina no ranking de transparência das ações de combate à pandemia.
Sugestão de pauta