A compra faz parte do processo para viabilizar a construção de quatro navios para a Marinha do Brasil
A empresa alemã Thyssenkrupp Marine Systems, uma das maiores empresas navais do mundo, anunciou na quarta-feira, 20 de maio, ter assinado contrato para aquisição do estaleiro Oceana, em Itajaí. A compra faz parte do processo para viabilizar a construção de quatro navios para a Marinha do Brasil. O valor da negociação é mantido sob sigilo.
O estaleiro Oceana pertence atualmente à empresa Aliança, do Grupo CBO – uma das maiores representantes da indústria naval offshore no país. A operação de venda para a Thyssenkrupp dependerá da aprovação pelas autoridades antitruste brasileiras, e ao início da vigência do contrato para construção das fragatas, previsto para meados deste ano.
Todo o processo de aquisição será executado pelo braço brasileiro da empresa alemã, a Thyssenkrupp Marine Systems do Brasil. CEO da empresa, Dr. Rolf Wirtz destacou que a inclusão do estaleiro no portfolio de negócios da Thyssenkrupp abre oportunidades para novos negócios no país.
– A aquisição destaca nosso compromisso com o Brasil e será um fator econômico importante, especialmente nos dias de hoje. O estaleiro também nos oferece a perspectiva de assumirmos encomendas de outros clientes, não só localmente, mas também em outros países da América do Sul.
A empresa atua mundialmente na construção de embarcações subaquáticas e de superfície, e no setor de eletrônica naval e tecnologia de defesa.
Pré-sal
O estaleiro Oceana teve a pedra fundamental lançada em 2013, época do boom do pré-sal no Brasil. A empresa se especializou na construção de embarcações de apoio offshore para plataformas de petróleo.
Nos últimos anos, com a derrocada da Petrobras, o estaleiro esteve subutilizado. Até a escolha pela empresa alemã, que integra o consórcio vencedor da licitação para a construção dos navios militares no Brasil.
A venda para a Thyssenkrupp não altera os planos de geração de empregos no estaleiro Oceana, com a chegada das novas encomendas. Nos próximos dois anos, serão recrutados 800 trabalhadores locais apenas para o projeto das embarcações da Marinha, que leva o nome de Classe Tamandaré. A entrega dos navios está prevista para o período entre 2025 e 2028.
O consórcio Águas Azuis é formado pela Thyssenkrupp Marine Systems, que lidera o projeto, junto com a Embraer Defesa & Segurança e a Atech.
Fonte: NSC | Por Dagmara Spautz
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