Segundo a ANAC será avaliado se manobra era permitida, e se for constatado que não o piloto poderá ser punido
Um vídeo mostra o momento em que um helicóptero passa por baixo de uma ponte em Rio do Sul, no Vale do Itajaí.
A manobra perigosa sobre o rio Itajaí-Açu foi no sábado, 16 de Maio, enquanto voluntários limpavam o rio. A aeronave passou embaixo da ponte conhecida como elevado José Thome, bem próximo do rio, e assustou as pessoas que estavam na área aproveitando o nível baixo de água para um mutirão de limpeza.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve investigar quem era o piloto e a aeronave para saber se a manobra estava autorizada.
Esse tipo de manobra só pode ser feita com autorização prévia. Caso não tenha autorização, o piloto pode ser responsabilizado.
Com seca, voluntários limpam rio
Com a seca em Santa Catarina, quase 50 cidades declaram situação de emergência por causa da estiagem. Em Rio do Sul, o nível do Rio Itajaí-açu, um dos maiores da região, está tão baixo que até veículos conseguem entrar no rio.
Neste sábado, voluntários aproveitaram o nível baixo para fazer um mutirão de limpeza, com auxílio de máquina e outros veículos. Os 25 voluntários que participaram da ação recolheram no rio móveis, materiais plásticos e 80 pneus. Foi durante esta ação que o helicóptero passou por baixo da ponte.
Fonte: G1 Sc
Sugestão de pauta