Durante a fase de investigação do incêndio, foi encontrada algumas lentes, semelhantes àquelas utilizadas nos antigos modelos de projetores de slides
No clássico “Senhor das Moscas” (1954), de William Golding, Prêmio Nobel de Literatura, um avião cai em uma ilha deserta, em pleno contexto da Segunda Guerra Mundial, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos.
Considerado por muitos um verdadeiro tratado sobre a natureza humana, o clássico da literatura universal apresenta ao leitor passagens fortes e marcantes. Uma delas foi quando um dos personagens, valendo-se das lentes dos seus óculos, tem a ideia de produzir uma fogueira, ao posicioná-los em direção aos raios solares. Com isso, além de se manterem aquecidos, utilizariam também a fumaça como um sinal para eventuais navios ou aviões que passassem pelo local.
No último dia 7 de maio, por volta das 9 horas, as guarnições do CBMSC foram acionadas para um incêndio em uma edificação de madeira, com área aproximada de 30 m², localizada na rua Bruno Hort, no bairro Progresso, município de Blumenau. Apesar das ações de combate, houve praticamente a destruição total daquela edícula, que era utilizada como uma espécie de depósito e de oficina pelo proprietário.
Durante a fase de investigação do incêndio, encontramos algumas lentes, semelhantes àquelas utilizadas nos antigos modelos de projetores de slides. Na ocasião, contudo, o proprietário as empregava como espécies de janelas, a fim de permitir a passagem da luz solar. Constatamos também que, no interior da edícula incendiada, haviam sido deixados no dia anterior ao incêndio fragmentos de estopa sobre uma mesa. Assim, partindo-se dessa informação e do descarte das demais hipóteses, chegou-se à conclusão de que o incêndio foi provocado pela refração da luz, fenômeno em que ela é transmitida de um meio para outro diferente, alterando a velocidade e o comprimento da onda luminosa. No caso sob exame, os raios solares transpassaram a lente utilizada como janela e atingiram as estopas acumuladas sobre a mesa por um intervalo de tempo suficiente para dar início à combustão. No local, havia também outras substâncias inflamáveis, como gasolina e recipientes de GLP.
Para corroborar tal hipótese, a equipe de investigação de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau realizou um teste prático, utilizando uma das lentes extraídas do local do incêndio e posicionando-a entre os raios solares e um pequeno amontoado de tecido. O resultado pode ser conferido no vídeo abaixo.
Dessa forma, aproveitamos o ensejo para alertarmos a população quanto aos perigos dos incêndios gerados pela exposição à luz solar de objetos como lupas, lentes e espelhos convergentes, a exemplo de alguns modelos utilizados para maquiagem, os quais não podem ser deixados próximo a camas, sofás, papéis e tecidos, sob pena de dar início a uma combustão ou mesmo de provocar queimaduras na pele.
Sugestão de pauta