A nova ala tem seis pavimentos com área total construída de 15,8 mil metros quadrados
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional de Lages, emitiu na quinta-feira, 7 de maio, a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a nova ala do Hospital Geral Tereza Ramos, em Lages. A autorização permite, na esfera ambiental, o funcionamento do local, incluindo a liberação de novos leitos de UTI para atender, especialmente, pacientes da Covid-19.
A nova ala tem seis pavimentos com área total construída de 15,8 mil metros quadrados. Na primeira etapa, estará em operação um andar com 28 leitos de UTI, além do estacionamento de veículos e heliponto, cujas obras, equipamentos e mobiliário necessários já estão prontos.
Com a conclusão da instrumentação dos demais pavimentos, a nova ala irá dispor também de:
- 92 leitos para internação;
- 10 salas de cirurgias;
- Patologia clínica (coleta e laboratório);
- Central de material esterilizado;
- Internação Geral;
- Imagenologia;
- Farmácia;
- Manutenção;
- Ensino e pesquisa;
- Central de Administração de Materiais e Equipamentos;
- Unidade de Tratamento Intensivo de Queimados;
- Atendimento Ambulatorial.
Segundo o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, diante da situação de pandemia mundial e da necessidade de abertura de novos leitos, a equipe da Coordenadoria Regional de Lages comprometeu-se em realizar todos os procedimentos, incluindo vistoria, para a emissão da autorização da forma mais célere possível.
“A concessão desta licença tornou-se prioridade, assim como todas as demais que ingressem no órgão e tenham como finalidade o enfrentamento ao coronavírus e possibilitem o atendimento de excelência a todos os catarinenses”, destacou.
A Secretaria de Estado da Saúde antecipou a abertura de 28 leitos de UTI e 46 leitos de internação (2º andar) de agosto para maio de 2020. O funcionamento destes leitos tem finalidade de atender pacientes acometidos com Covid-19. Serão contratados 30 médicos intensivistas e 13 enfermeiros, além de uma equipe multiprofissional para o espaço.
Fonte: Governo de SC
Sugestão de pauta