Coronel Araújo Gomes assumirá o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública
Batido o martelo: o coronel Dionei Tonet, atual diretor de Instrução e Ensino da Polícia Militar em Santa Catarina, assumirá o Comando Geral da corporação com a saída do coronel Araújo Gomes. A expectativa é que a troca de comando ocorra na quarta-feira, 13 de maio.
Coronel Araújo Gomes irá para a reserva remunerada da Polícia Militar. Ele assumirá o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública, em Brasília. A data da posse ainda não foi anunciada.
O novo comandante Geral, coronel Dionei Tonet, foi diretor do Colégio Policial Militar e trabalhou como comandante em batalhões na região do Alto Vale do Itajaí. A escolha do nome dele é vista como um sinal de continuidade do trabalho exercido por Araújo Gomes no comando da Polícia Militar. Na diretoria de Instrução e Ensino, ele é bastante respeitado pela tropa.
Tonet também é próximo do governo federal. Assumiu, no ano passado, uma cadeira na Comissão de Anistia, responsável pelas políticas de reparação e memória para as vítimas da ditadura no Brasil. A Comissão está ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, da ministra Damares Alves.
A nomeação dele e de outros seis membros da Comissão foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF), devido ao vínculo com a carreira militar. Mas a Justiça Federal negou o pedido de afastamento.
Também cotado para assumir o Comando Geral, o atual subcomandante, coronel Cláudio Koglin, irá para a reserva remunerada.
Fonte: NSC | Por Dagmara Spautz
Sugestão de pauta