Casos de pacientes que residem em outras cidades teriam sido contabilizados para o município
Diante do post publicado na noite de terça-feira, 28 de abril, divulgando os dados de casos do Coronavírus em Timbó, se fazem necessários alguns esclarecimentos.
No momento, o Governo de Santa Catarina contabiliza 9 casos confirmados de Covid-19, três a mais do que em Timbó. Isso acontece porquê a Secretaria de Saúde do Estado contabilizou casos positivos para nosso município de pacientes que residem em outras cidades (um equívoco já foi registrado por outros municípios de SC também).
Desde que a Prefeitura iniciou a divulgação diária dos dados, sempre foram repassados somente aqueles que sejam de moradores de Timbó, como continua sendo feito.
“Já na segunda-feira, dia 27, houve incoerência entre os dados do município e do Estado. Assim que ficou ciente da situação, a Vigilância Epidemiológica entrou em contato para averiguar e entender o que estava acontecendo. É um controle que estamos fazendo diariamente para fazer esse acompanhamento”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Timbó, Michelle Stolfi.
Ela esclarece ainda que desde segunda, sempre que o Governo de SC divulga o boletim dos casos, a Vigilância entra em contato com a SES novamente para obter informações dos novos casos confirmados lá antes de fazer a divulgação através da Prefeitura.
“Trabalhamos de forma transparente com certeza do que estamos informando, não vamos divulgar casos a mais que não sejam daqui. Hoje sabemos que dos três casos a mais no boletim estadual, dois não são daqui. Aguardamos ainda a resposta sobre o terceiro”, complementa Michelle
Diante dessa situação, cabe reafirmar que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir que os casos divulgados diariamente em nosso boletim sejam os corretos, ou seja, de pessoas que de fato residem aqui‼
A situação em Timbó hoje é essa:
- Duas pessoas curadas
Em isolamento domiciliar
- Mulher de 55 anos
- Mulher de 31 anos
Internados na enfermaria
- Mulher de 29 anos
- Mulher com mais de 60 anos
Fonte: Prefeitura de Timbó
Sugestão de pauta