Hospital Santo Antônio ganhou acelerador linear por atender a todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde.
O Hospital Santo Antônio de Blumenau recebeu um equipamento de R$ 3,1 milhões do Ministério da Saúde para o tratamento do câncer. O acelerador linear foi doado devido a um plano de expansão da radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), uma forma de ampliar os serviços ofertados pelo Centro de Oncologia da unidade, que é referência regional no assunto e atinge milhares de pessoas.
O Santo Antônio é a terceira instituição no Brasil a ser contemplada na modalidade “casamata vazia”, por atender todos os critérios do Ministério da Saúde. Entre os critérios estão o de possuir uma instalação apropriada para abrigar o acelerador, lugar que foi construído graças a parceria de instituições públicas e o título de capitalização. O hospital agora aguarda a montagem do equipamento, que é feita pelo próprio Ministério da Saúde.
Além do aparelho de marca norte-americana, o hospital recebeu um dos mais modernos softwares de planejamento, o Eclipse, e o sistema de gerenciamento Aria. Estes softwares permitirão que os tratamentos sejam realizados de maneira ainda mais ágil e segura, proporcionando o aumento da capacidade de tratamentos na radioterapia.
O processo se torna mais seguro e assertivo, devido ao sistema de gerenciamento, que capta os dados de tratamento do paciente com câncer diretamente do sistema de planejamento e registra cada uma das sessões, com capacidade de realizar cerca de 90 procedimentos por dia.
O serviço de radioterapia existe há pouco mais de um ano e já contava com um acelerador. Todos os tratamentos são realizados através da técnica Conformacional 3D. Um trabalho considerado referência no serviço de oncologia para Blumenau e região.
Fonte: NSC | Por Bianca Bertoli | Foto: Divulgação
Sugestão de pauta