Material, que vem dos Estados Unidos, terá protocolo de uso definido pela Secretaria de Saúde.
Devem chegar em até 15 dias os dois mil kits de testagem para coronavírus adquiridos pela prefeitura de Rio do Sul para uso na rede pública de saúde. A aquisição foi feita junto a uma empresa dos Estados Unidos.
Esta medida se une a diversas outras ações administrativas e de saúde, adotadas pela prefeitura no trabalho preventivo. Rio do Sul, até o momento, não registra casos do novo coronavírus. O material é importado pois não há previsão de chegada deste tipo de kit no mercado brasileiro. Não há garantias também que isso será fornecido para Rio do Sul pelo Ministério da Saúde.
Segundo o prefeito José Thomé, o objetivo é dar maior rapidez na testagem de casos suspeitos de coronavírus da cidade para os casos mais graves, além da equipe de saúde que faz o acolhimento direto de pacientes. “Vamos elaborar um protocolo de atendimento, seguindo a recomendação de nossa equipe médica, para que o material ajude a diagnosticar a existência ou não de casos positivos na cidade, assim como encaminhamento para tratamento caso necessário”, explica Thomé.
Fonte: Prefeitura de Rio do Sul | Por: Clóvis Eduardo Cuco | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta