Trata-se de uma mulher de 63 anos, moradora do bairro Encano.
Sobre o caso de Coronavírus em uma indaialense, notificado pelo Governo de Santa Catarina, a Prefeitura de Indaial esclarece:
Trata-se de uma mulher de 63 anos, moradora do bairro Encano, com histórico de doenças como diabetes e hipertensão. É esposa de um médico que atua no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Começou a apresentar sintomas característicos da doença no dia 21 de março. Realizou o exame em laboratório privado e por conta própria, que se constatou como positivo para Coronavírus. O marido também realizou o exame, porém foi negativo. Estava de quarentena em casa, mas ao apresentar um quadro de piora foi internada no domingo, 30 de março, na UTI do Hospital Santa Isabel, onde permanece até o momento em estado grave.
Como a mulher fez exame em laboratório privado e ela não está internada na cidade, além de não sermos notificados pelo laboratório, a Vigilância Epidemiológica de Indaial não sabia do caso e consequentemente não havia registrado ele na contagem municipal. A Secretaria de Saúde também esclarece que o resultado do exame feito no laboratório privado foi enviado diretamente ao Estado para contagem no boletim. A partir da confirmação positiva, a Secretaria Estadual verifica a cidade do paciente pelo registro no Cartão Nacional do Sistema de Saúde – no caso desta usuária em Indaial – e não necessariamente pela Vigilância Municipal informar o caso ao Estado.
Atualmente o Hospital Beatriz Ramos não possui nenhuma internação em relação ao Coronavírus. Também não há casos suspeitos da doença na cidade.
A Prefeitura adquiriu com recursos próprios testes para serem feitos em pessoas com suspeita da doença. Eles devem chegar nesta semana e estarão na Vigilância Epidemiológica. Serão utilizados somente em casos de suspeita, de acordo com os critérios de avaliação.
Fonte: Prefeitura de Indaial | Foto: Portal Misturebas
Sugestão de pauta