Antes mesmo de começar o trabalho, carros já aguardavam próximo ao terminal.
O início da imunização da gripe no sistema “drive thru” — em que a pessoa recebe a vacina sem precisar sair do carro — gera quilômetros de filas de veículos na manhã desta sexta-feira, 27 de março, em Blumenau. O trabalho de equipes de saúde ocorre no Terminal da Fonte e a procura pela vacinação começou intensa desde as 7h, quando iniciou o atendimento, o que causa lentidão principalmente na Rua Amazonas.
Antes mesmo de começar o trabalho, carros já aguardavam próximo ao terminal. Há registro de lentidão até as proximidades da rotatória que leva às ruas da Glória e Progresso, ou seja, pelo menos 5 quilômetros de congestionamento sentido Sul da cidade. Motoristas relatam que o fluxo no sentido Centro-Bairro é tranquilo, e que muitas pessoas estão usando o caminho alternativo pela Rua Hermann Huscher para escapar da fila e se deslocar para o Centro.
A ideia do drive thru da vacinação é evitar aglomerações — de pessoas, claro, não de veículos — em unidades de saúde, para evitar o contágio do novo coronavírus. Nesta primeira etapa, seis equipes de imunização atuarão no Terminal da Fonte, três por turno. A meta é de que a campanha ao todo vacine 30,5 mil idosos até abril.
Na quarta-feira, dia 25, Blumenau recebeu um lote com 7.800 doses. No entanto a quantidade é considerada limitada por Hildebrandt. Ao todo, o Ministério da Saúde disponibilizou pouco mais de 22 mil vacinas ao município — a meta é receber 41 mil apenas para o primeiro grupo contemplado, que deve ser atendido até o dia 15 de abril.
Campanha Nacional de Vacinação
Conforme o Ministério da Saúde, na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.
A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão contempladas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), população indígena e portadores de condições especiais.
Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde. Entre esta segunda e quarta-feira agentes da Secretaria Municipal de Saúde foram até casas de repouso e hospitais para imunizar idosos internados e estes profissionais. Foram 4.160 doses aplicadas. A Campanha Nacional de Vacinação seguirá até o dia 23 de maio.
Fonte: NSC | Por Augusto Ittner | Fotos: Valeska Lippel
Sugestão de pauta