Integração, solidariedade e resgate da cultura indaialense são valores que norteiam a Gincana Educa Por Indaial.
Integração, solidariedade e resgate da cultura indaialense são valores que norteiam a Gincana Educa Por Indaial, promovida pela Secretaria de Educação durante o mês de março, em alusão aos 86 anos do Município, celebrados no próximo dia 21 de março. São parceiros da ação as Secretarias de Urbanização e Meio Ambiente, Saúde, Planejamento e Obras; as Fundações de Esportes e de Cultura; a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo e o Departamento de Trânsito.
A atividade mobiliza 9.165 alunos das 39 instituições da rede pública municipal de ensino, entre Escolas, Unidades de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Para a gincana, as instituições foram divididas em 19 equipes. Elas participarão, até 20 de março, de treze provas, das quais três são surpresas.
Confira as provas:
- 1 – Tarefa da Nomeação: no dia 2 cada equipe escolheu um nome para o seu time, com relação à proposta da gincana, e postou em sua página/perfil do Facebook.
- 2 – Tarefas Artísticas: consiste em relatar qualquer tradição dentro da história de Indaial através da arte no dia 20, em evento na Praça da Prefeitura, das 17h30 às 18h30.
3 – Tarefas de Rua: panfletagem confeccionada pelos alunos com informações de trânsito marcada para o dia 19. - 4 – Tarefa Solidária: Pedágio em prol da Apae em diversos pontos da cidade, no dia 14.
- 5 – Tarefas de Velharias (fora do uso): foi sorteado entre as equipes o nome de um objeto (velharia), que via de regra estava relacionado à história de Indaial e deveria ser garimpado.
- 6 – Tarefa da Fotografia: cada equipe apresentava uma fotografia que continha registros antigos e remetia à história de Indaial – quanto mais antiga, mais valiosa para a exposição.
- 7 – Tarefa da Habilitação: cada equipe apresenta no Departamento de Trânsito (Demuttin) uma CNH que não contém nenhuma infração/pontuação nos últimos cinco anos.
- 8 – Tarefa de Divulgação: cada equipe deve criar um vídeo de até um minuto de duração convidando a comunidade para prestigiar o Primeiro Risoto Solidário, que acontecerá no dia 21 de março, no Parque Municipal Jorge Hardt, em prol do Hospital Beatriz Ramos.
- 9 – Tarefa da Arborização: cada equipe escolhe dois participantes para plantarem duas mudas de árvores em locais da cidade.
- 10 – Tarefa da Arrecadação de Materiais para o HBR.
Com os materiais das provas 5 e 6, a Secretaria de Educação organizou exposições na sede da Prefeitura (Avenida Getúlio Vargas, 126, Centro), que podem ser apreciadas pela comunidade até o fim do mês, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. No primeiro piso está a exposição com objetos antigos, já no segundo andar encontra-se a mostra fotográfica.
Com relação às três provas surpresas, duas já foram promovidas. A primeira era com a temática “Marcadores de Sonhos”. Cada equipe confeccionou quinze marcadores em tamanhos padrão com sonhos por Indaial. Esses 225 materiais foram expostos em uma árvore maior e outras menores localizadas na Praça da Prefeitura e poderão ser conferidos por toda a comunidade até o fim de março.
Já a segunda prova surpresa, nomeada de “Clesunin”, foi cumprida nessa quarta, 11, com a presença de todas as equipes no auditório da Secretaria de Educação. Quatro dos primeiros integrantes do Clesunin, clube universitário criado na década de 1970, contaram aos participantes uma história valiosíssima de Indaial, sobre amor pela cidade e perseverança em propagar o seu nome através do esporte e da cultura. Esse grupo promovia gincanas e desfiles e fundou a primeira FIMI (Festa de Instalação do Município de Indaial) para comemorar com a cidade.
A partir da conversa, as equipes prepararam um material para divulgar essa história, que estará exposto na Praça do Cidadão (rua Marechal Deodoro da Fonseca) a partir da próxima segunda, 17, e poderá também ser acompanhado pela comunidade até o fim do mês, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
A terceira prova surpresa acontecerá no dia 20 de março, grande final da gincana, que será promovida a partir das 17h, na Praça da Prefeitura. Quinze representantes de cada uma das 19 equipes participarão, além dessa prova, de um desafio com perguntas e respostas. O evento de encerramento ainda será marcado por apresentações culturais, uma de cada time.
As três equipes que alcançarem as melhores pontuações serão premiadas pela Secretaria de Educação: dois notebooks para o primeiro lugar, dois projetores multimídia para o segundo lugar e duas impressoras coloridas para o terceiro lugar.
“A Gincana Educa Por Indaial está mobilizando toda a cidade, pois além dos alunos temos os professores, direção das instituições, familiares e comunidade engajados na realização das tarefas. Acompanhe, participe e relembre nossa história. Venha prestigiar na Praça, dia 20, a grande final desta gincana preparada com muito carinho”, destaca o secretário de Educação, Jairo Gebien.
Fonte e Foto: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta