Uma avaliação mais apurada descartou a suspeita porque o caso não encaixava nos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Vigilância Epidemiológica de Itajaí descartou a suspeita de coronavírus em um paciente internado no sábado, 22 de fevereiro, no Hospital Marieta Konder Bornhausen. De acordo com a unidade de saúde, a possibilidade de contaminação foi levantada porque o homem, que é de Navegantes, teve contato com pessoas que vieram China. A data, no entanto, não tinha relação com o início dos sintomas.
Por precaução, o hospital colocou o paciente em isolamento e coletou amostras das secreções, como manda o protocolo internacional da doença. Mas uma avaliação mais apurada descartou a suspeita porque o caso não encaixava nos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com o descarte, não houve notificação ao governo federal. O paciente não chegou a ser incluído no relatório da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde. Até o domingo, dia 23, à tarde, o Brasil tinha dois casos suspeitos, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, e 53 descartados – entre eles, quatro em Santa Catarina.
Em nota, a Vigilância Epidemiológica ressalta que está atenta a qualquer suspeita que possa surgir, e informa os cuidados preventivos, similares aos da gripe: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel; quando tossir ou espirrar cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou lenço descartável; não compartilhar talheres, pratos e copos; e evitar aglomerações.
Fonte: NSC | Por Dagmara Spautz | Foto: Lucas Correia/Arquivo
Sugestão de pauta