A nova regra é de que as crianças, além de receberem uma dose aos 9 meses, terão reforço da vacina aos 4 anos.
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a partir de 2020 passa a valer uma atualização das indicações da vacina febre amarela no Calendário Nacional. Atualmente podem ser vacinados contra a doença os usuários com idade entre 9 meses a 59 anos. Usuários com mais de 60 anos e doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes está contraindicada a imunização.
A nova regra é de que as crianças, além de receberem uma dose aos 9 meses, terão reforço da vacina aos 4 anos. O Ministério também recomenda aos usuários que tenham recebido vacina com menos de cinco anos de idade a necessidade de reforço.
Dessa forma, os munícipes devem verificar sua situação vacinal. “A vacina é a forma mais eficaz para evitar a febre amarela. Ela é gratuita e está disponível nas unidades de saúde”, explica a enfermeira e coordenadora da Vigilância, Sabrina de Vargas Souza.
O usuário precisa ter cadastro no Município e apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento oficial. Quem ainda não tem cadastro pode procurar a unidade de referência e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.
Fonte e Foto: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta