A operação se refere a uma rixa entre duas famílias que se estende a anos, em que a situação normalmente se remete a crime de homicídio, que já houve duas tentativas em janeiro de 2020.
A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira, 06 de fevereiro, a Operação Vendeta, em Biguaçu. Houve o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da DIC e 2ª Delegacia de Polícia de São José.
Foram cumpridos dois mandados de prisões preventivas e três mandados de busca e apreensão. A representação da Polícia Civil ainda previa seis medidas cautelares diversas da prisão (proibição de manter qualquer contato com pessoas envolvidas no delito), as quais também foram deferidas pelo Judiciário, em Biguaçu.
Em 2014, duas famílias residentes no bairro Jardim Janaína se desentenderam e começaram uma rixa que se prolonga até hoje. Em virtude disso, no dia 26 de janeiro de 2020 ocorreram duas tentativas de homicídio em Biguaçu. O delegado Rodrigo Dantas afirma que as agressões se repetem há anos.
O vocábulo Vendeta tem origem na Itália, especificamente na região da Córsega, e traduz disputas e desavenças familiares que envolvam a honra dos indivíduos envolvidos. Remete a crime (normalmente de homicídio) motivado por hostilidade entre famílias.
Fonte | Fotos: Polícia Civil
Sugestão de pauta