O imóvel é de veraneio e pertence ao líder de um grupo investigado, no Paraná, por fraudes em licitações.
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, um mandado de busca e apreensão em um apartamento de alto padrão em Balneário Camboriú. O imóvel é de veraneio e pertence ao líder de um grupo investigado, no Paraná, por fraudes em licitações. No momento em que o mandado foi cumprido, não havia ninguém no apartamento.
O mandado faz parte da Operação Epagoge, deflagrada pela PF em Curitiba (PR), em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU). Além de Balneário Camboriú, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Paraná, nas cidades de Curitiba, Piraquara e Guaratuba, e também em São Paulo (SP).
Epagoge, o nome da operação, significa, em grego, indução. As investigações iniciaram em 2015, a partir da suspeita de que empresas que pertencem ao mesmo grupo entravam juntas nas licitações e manipulavam preços, para que uma delas saísse vencedora. A fraude, segundo a polícia, ocorreu principalmente na compra de eletrônicos pelo poder público.
No inquérito, a Polícia Federal identificou que algumas das empresas investigadas funcionavam no mesmo endereço. Segundo dados da CGU, as empresas do grupo firmaram, entre 2010 e 2019, contratos com o Poder Público em valores que ultrapassaram R$ 60 milhões.
Fonte: NSC | Por Dagmara Spautz | Foto: Polícia Federal
Sugestão de pauta