Peritos foram a área atingida nesta sexta-feira, 17 de janeiro e novos focos foram detectados mas já controlados.
A Polícia Civil investiga as causas do incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na localidade de Morretes, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, policiais acompanharam a perícia técnica nos locais onde ocorreu o crime ambiental. A intenção é descobrir as causas e o tamanho da área atingida.
Ainda nesta sexta, um novo incêndio voltou a atingir o parque estadual, mas foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, com ajuda do helicóptero Arcanjo, da corporação. Os focos foram detectados nos períodos da manhã e da tarde.
A perícia foi pedida pela Delegacia de Palhoça (DPCo), responsável pelo inquérito. A polícia investiga ainda se o incêndio foi causado de modo proposital ou acidental, e quem são os responsáveis. Inicialmente, os bombeiros haviam dito que as chamas começaram de forma não intencional, depois que uma pessoa de uma casa de recuperação próxima colocou fogo em palhas e folhas secas.
Incêndio
O fogo iniciou na tarde de quarta-feira, 15 de janeiro e a fumaça provocou o fechamento da BR-101 nos dois sentidos pouco depois das 17h. As chamas foram controladas às 4h40 do dia seguinte, mas ainda havia focos de incêndio, que depois foram extintos.
No segundo semestre do ano passado, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, sofreu uma série de queimadas entre os meses de setembro e outubro, por isso a preocupação em relação às chamas na região de Morretes.
Fonte: G1 Sc
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Sugestão de pauta