A chuva que caiu durante a madrugada e nesta manhã ajudou a impedir que as chamas retomassem.
O incêndio que atingiu uma área de mata no bairro Morretes, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi controlado pelos bombeiros durante a madrugada desta quinta-feira, 16 de janeiro, após quase 16 horas de combate às chamas. O local integra o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, atingido por uma série de incêndios no segundo semestre do ano passado.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar, a situação foi considerada controlada por volta das 4h40, mas equipes continuam no local monitorando focos isolados de fogo. A chuva que caiu durante a madrugada e nesta manhã ajudou a impedir que as chamas retomassem.
Por volta das 7h20, havia ao menos seis focos pontuais no local. Os bombeiros seguem atuando para combater os resquícios e impedir que o fogo volte a tomar proporções maiores. A atuação ocorre por terra, e caso seja necessário, também deve contar com o apoio do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar.
Equipes de Florianópolis, São José e Palhoça atuaram na ocorrência. Os trabalhos começaram por volta das 10h. Ainda não há informações sobre a extensão dos estragos.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado após um integrante de uma casa de recuperação que funciona perto do local ter colocado fogo em palhas e folhas secas. As chamas aumentaram e saíram do controle por conta do vento.
Trecho da BR-101 precisou ser interditado
A fumaça densa originada no incêndio invadiu a região da BR-101, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Autopista Litoral Sul precisaram interditar a rodovia nesta quarta. O trânsito foi bloqueado na praça de pedágio em Palhoça, no km 241.
Primeiro, o bloqueio ocorreu no sentido Norte, das 15h10 às 16h. Mais tarde, às 17h, a fumaça piorou e o trânsito precisou ser bloqueado novamente, dessa vez nos dois sentidos: no km 238 do sentido Sul e km 246 no sentido Norte. As pistas foram liberadas às 20h10, quando já havia mais de 10 quilômetros de fila em cada sentido.
Mais de 30 mil litros lançados de helicóptero
Entre a manhã e a noite desta quarta, mais de 30 mil litros de água foram lançados sobre as áreas de queimada. Pela manhã foram usados 16,3 litros em 30 lançamentos de Bambi Bucket – balde especializado suspenso em um cabo transportado por helicóptero para fornecer água para o combate aéreo a incêndios. Já durante a tarde, mais 14.750 litros de água foram lançados em 27 sobrevoos.
Fonte: NSC | Por Guilherme Simon | Foto: Corpo de Bombeiros Militar
Sugestão de pauta