Os bombeiros também já identificaram o foco de origem: o mezanino da Herval Móveis, em frente ao Senai.
Um problema elétrico provocou o incêndio que atingiu oito estabelecimentos comerciais na Rua São Paulo, em Blumenau, na madrugada do dia 28 de dezembro. A conclusão consta em laudo do 3º Batalhão de Bombeiros Militar que deve ser finalizado ainda nesta semana.
A investigação descartou algumas opções, como ação intencional, descarga atmosférica e uma eventual combustão espontânea. O tenente Rodrigo Basílio, que conduziu a perícia, diz que possivelmente houve um curto-circuito, mas que outras alternativas relacionadas à energia elétrica, como sobrecarga ou sobretensão, também podem ter causado o incêndio.
Os bombeiros também já identificaram o foco de origem: o mezanino da Herval Móveis, em frente ao Senai. Dali o fogo se espalhou para as demais lojas atingidas. Como as chamas destruíram boa parte do local, não se sabe se o problema começou em algum aparelho específico ou se na própria fiação.
Além da loja de móveis, o incêndio também atingiu outros estabelecimentos, como uma loja de artigos para festas, uma clínica e um restaurante. O local já abrigou no passado a fábrica de chapéus Nelsa e por cerca de 30 anos, entre 1970 e 2001, a sede do Jornal de Santa Catarina.
Fonte: NSC | Foto: Patrick Rodrigues, BD, 28/12/2019
Sugestão de pauta