O pouso emergencial foi decidido pelo piloto após constatação de fumaça na cabine do avião.
Um avião com 82 passageiros pousou no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó (SC), após fumaça na cabine. O fato aconteceu na noite de sexta-feira, 27 de dezembro, apesar do susto, ninguém ficou ferido.
A aeronave, Embraer E195AR, da empresa Azul Linhas Aéreas decolou de Foz do Iguaçu (PR) com destino a Porto Alegre (RS).
Quando o avião nivelou a tripulação notou que começou a sair fumaça da cabine. Naquele momento, o aeroporto de Chapecó era o mais próximo em operação. Foi informado a situação para a estação prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo (EPTA) em Chapecó e o Centro Curitiba, que coordena os voos em toda a região Sul.
O comandante tomou a decisão de pousar em Chapecó para averiguar a aeronave.
Quando a aeronave se aproximou do pouso em Chapecó não havia mais fumaça na cabine. A situação na aeronave foi verificada e ela decolou novamente sem nenhum problema, sentido Porto Alegre.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Chapecó, o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc) não precisou ser acionado para a ocorrência.
Por volta das 21h27, a Azul Linhas Aéreas passou um posicionamento sobre o ocorrido em nota.
Confira a nota da Azul:
Segue o posicionamento da empresa.
Nota à imprensa- São Paulo, 28 de dezembro de 2019 – A Azul informa que devido a uma manutenção não programada, a aeronave que fazia o voo AD5179 (Foz do Iguaçu – Porto Alegre) de ontem efetuou um pouso técnico em Chapecó para inspeção. Após avaliação do time de manutenção da empresa, a aeronave foi liberada para seguir viagem até seu destino final. A Azul prestou toda a assistência necessária aos seus Clientes, conforme prevê a resolução 400 da Anac e lamenta eventuais aborrecimentos. A empresa ressalta que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.
Fonte | Foto: ClicRdc
Sugestão de pauta