A paciente é uma mulher de 26 anos os exames indicam que ela contraiu a doença quando viajou para outro município de Santa Catarina.
O primeiro caso de sarampo em Blumenau dos últimos 16 anos foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica do município. A paciente é uma mulher de 26 anos os exames indicam que ela contraiu a doença quando viajou para assistir uma apresentação musical em outro município de Santa Catarina.
A jovem ficou uma semana em observação após apresentar os sintomas. Uma amostra de sangue foi colhida e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Governo do Estado (Lacen). O resultado foi recebido pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde no fim da tarde de quarta-feira, dia 27, confirmando a doença.
Blumenau não registrava casos importados de sarampo desde 2003. Já os casos autóctones, quando a doença é contraída no município, não são diagnosticados no município desde o ano de 1998.
Conforme a Dive/SC, os adultos na faixa etária entre 20 e 29 anos são os que mais têm contraído sarampo em Santa Catarina neste ano, com 41 dos 94 casos confirmados da doença até o último relatório, em 13 de novembro. Os médicos também alertam para o risco de contágio em locais com grande aglomeração de pessoas, como shows e eventos.
Dia D para vacinação
Como a vacina é a única alternativa de prevenção da doença, há grande mobilização para o Dia D que ocorre em todo o país no sábado, 30 de novembro. As 47 unidades de saúde de Blumenau estarão abertas das 8h às 17h para atender os jovens de 20 a 29 anos, público-alvo da segunda fase da campanha.
Até a segunda-feira, apenas 277 jovens foram imunizados. Entre eles, cerca de 40% tiveram que ser vacinados, já que os demais já estavam imunizados contra o sarampo. A orientação é que, na dúvida, os pacientes compareçam às unidades de saúde, principalmente em casos que não lembrem ou não tenham mais a carteira de vacinação para confirmar a imunização. A vacina também estará disponível para outros públicos.
Quem precisa se vacinar
– bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero
– crianças com um ano: dose um
– crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida
Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:
- – de 20 a 29 anos: duas doses
- – de 30 a 49 anos: uma dose
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Apresentando sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença.
Fonte: NSC | Foto: Tiago Ghizoni/DC
Sugestão de pauta