Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão.
A Polícia Civil prendeu sete pessoas na Operação M.O. Itinerante contra uma organização criminosa especializada em furto de veículos e extorsão às vítimas. A ação é da Setor de Investigação e Capturas (SIC) da Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça e foi desencadeada pela manhã em Joinville e litoral Norte.
Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. Além dos presos em Joinville, houve prisões em São Francisco do Sul (01) e em Itajaí (01), no Presídio local.
Segundo o delegado Arthur Lopes, da DP de Palhoça, a investigação começou após uma série de furtos de veículos, durante o período noturno, de dentro de revendedoras de automóveis em Palhoça. “Após os levantamentos iniciais, foi apurado que poucas horas após a subtração do carro, a vítima passava a sofrer graves ameaças por telefone. Utilizando-se disso, os criminosos exigiam o pagamento de resgate”, afirma o delegado.
Joinville era a base da organização criminosa. Os integrantes do bando responsáveis pela operacionalização dos furtos viajavam até as cidades em que ficavam as revendedoras de veículos escolhidas. Foram apurados sete furtos – todos da marca Hyundai,o que chamou a atenção dos investigadores. Cinco veículos foram levados de estabelecimentos comerciais de revenda automotiva localizada em Palhoça, um em Florianópolis e um em Balneário Camboriú.
Conforme o delegado, os furtos eram seguidos de extorsão das vítimas por outros integrantes da organização, responsáveis por essa logística, os quais cobravam o pagamento de valores para a devolução dos carros, sob a constante ameaça de terem as lojas incendiadas, e, até, de crianças da família serem atacadas. Depois que recebiam o resgate, os criminosos atuavam na ocultação de recursos ilícitos, usando-se de laranjas para dificultar o rastreamento e a identificação dos demais integrantes. Os valores investigados foram sequestrados por meio de bloqueio das contas bancárias pela Justiça.
Fonte e Fotos: Polícia Civil de SC
Sugestão de pauta