Os ônibus do transporte coletivo não estão inclusos na interdição, porém, os demais veículos serão obrigados a utilizar a BR-470 como rota alternativa.
Uma medida cautelar. Assim é definida a interdição da rua Nereu Ramos, em Gaspar, para o tráfego de veículos com mais de cinco toneladas. A decisão da Defesa Civil passou a valer a partir do meio dia desta quarta-feira, 13 de novembro, e foi tomada devido ao aumento de uma fissura na pista, no mesmo local em que aconteceu um desbarrancamento na metade deste ano.
Os ônibus do transporte coletivo não estão inclusos na interdição. Todos os demais veículos com mais de cinco toneladas serão obrigados a utilizar a BR-470 como rota alternativa. A Diretoria de Trânsito vai disponibilizar agentes para orientar os motoristas. A medida segue até que o Governo Federal libere verbas para as obras de contenção permanentes. “A medida é cautelar, para garantir a segurança de todos. Mas é preciso que o Governo Federal agilize a liberação das obras de contenção, já que as intenções que nós fizemos foram emergenciais”, diz o superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Evandro do Amaral.
A Defesa Civil ressalta que todos os encaminhamentos, desde o decreto de situação de emergência localizada, até o projeto já foram encaminhados ao Estado. A Prefeitura de Gaspar aguarda a liberação do recurso para iniciar o processo licitatório.
Lembre o caso
No dia 18 de junho deste ano, um deslizamento de terra deixou a rua Nereu Ramos, às margens do rio, em meia pista. Com o desbarrancamento, o asfalto cedeu e a erosão se alastrou, no decorrer do dia, por todo o acostamento.
Defesa Civil, Diretoria de Trânsito e Secretaria de Obras foram acionadas e, num primeiro momento, a medida foi de deixar o trânsito em meia pista: quem seguia de Gaspar para Blumenau transitava na pista contrária e quem fazia o sentido inverso utilizava o acostamento. Mais tarde, a passagem foi interrompida para veículos com mais de cinco toneladas. No final do dia, a prefeitura informou o fechamento total da via que liga Gaspar a Blumenau.
No dia 19 de julho, aconteceu a liberação do trânsito em meia pista. Alguns dias depois, em 26 de julho, houve a liberação das duas pistas para veículos com mais de quatro toneladas. E em 2 de setembro a passagem foi liberada para todos os veículos.
Fonte: Cruzeiro do Vale
Sugestão de pauta