De acordo com os pesquisadores, o golfinho era uma fêmea de 2,18 metros de comprimento e cerca de 86 quilos.
A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou o primeiro golfinho-listrado encontrado em Santa Catarina desde a criação do projeto, há quatro anos. O animal, da espécie Stenella coeruleoalba, foi encontrado morto na Praia de Ipuã, em Laguna, na quarta-feira, 23 de outubro. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, dia 28.
De acordo com os pesquisadores, o golfinho era uma fêmea de 2,18 metros de comprimento e cerca de 86 quilos. Ela apresentava quadro de desnutrição. A Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ainda analisa as possíveis causas da morte.
A espécie
O golfinho-listrado é comum em águas temperadas e tropicais de todo o mundo e nada livremente no oceano, não tendo a necessidade de estar no fundo do mar. Tem o nome popular de “listrado” por conta dos riscos desenhados nas laterais e dorsais do corpo, em tons de branco e cinza.
Ainda segundo o PMP-SC, está não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto, os números populacionais destes animais estão diminuindo devido à capturas propositais.
A equipe do projeto solicita que em casos de animais marinhos encontrados vivos ou mortos em praias de Santa Catarina, seja feito o acionamento dos profissionais por meio do telefone 0800 642 3341.
Fonte: G1 SC | Foto: Santiago Anguita/PMP-BS
Sugestão de pauta