Durante os três dias, os participantes vão contar com o apoio de apostilas, aulas teóricas e práticas em laboratório de informática e a instrução de monitores capacitados.
O Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a Faculdade Municipal de Palhoça, vai realizar, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, um curso de Inclusão Digital para Idosos na sede da FMP. Durante os três dias, os participantes vão contar com o apoio de apostilas, aulas teóricas e práticas em laboratório de informática e a instrução de monitores capacitados.
Segundo o vice-presidente institucional do Ciasc, Nilson da Rosa, os smartphones são um dos principais meios de comunicação nos dias atuais. Os idosos, no entanto, apresentam dificuldades para manusear os aparelhos, além de não usufruírem totalmente da tecnologia por falta de oportunidades de aprendizado.
“O objetivo do Ciasc, juntamente com os nossos parceiros, é prover a esses idosos um conhecimento que para as gerações mais novas é comum. Para eles, porém, é novidade. E quando pensamos no curso, idealizamos não só a inclusão digital, como também o que esse conhecimento pode oferecer socialmente e mentalmente para essas pessoas que passam a se sentirem mais úteis com esse aprendizado”, ressaltou Rosa.
Durante o planejamento do curso, o Ciasc contou com o estímulo e mentoria da secretária de Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro. O conteúdo programático inclui conhecer as funções dos smartphones, como usar o e-mail, redes sociais e whatsapp. Os idosos serão separados em grupos de quatro a cinco integrantes, que terão atenção exclusiva de um monitor.
A primeira turma do curso será com 21 idosos que já participam de um projeto social da Faculdade Municipal de Palhoça. Idosos das cidades de Florianópolis e São José, atendidos pela política de assistência social, também deverão receber o Curso de Inclusão Digital durante os próximos meses.
Fonte: Governo de SC | Foto: Ricardo Wollfenbüttel/Secom
Sugestão de pauta