As armas estavam desmontadas, e escondidas em quatro contêineres carregados com mercadorias vindas ilegalmente dos Estados Unidos.
A Receita Federal apreendeu na quinta-feira, 17 de outubro, na Portonave, em Navegantes, um carregamento com 24 fuzis AR-15 e 242 munições. As armas estavam desmontadas, e escondidas em quatro contêineres carregados com mercadorias vindas ilegalmente dos Estados Unidos.
Esta é a primeira vez que um carregamento como esse é interceptado nos portos locais. É a maior apreensão de fuzis já feita em Santa Catarina.
De acordo com comunicado da Receita, as suspeitas sobre a carga surgiram durante a verificação física dos contêineres. O carregamento caiu no canal de verificação depois que foi detectada a primeira fraude: falsa declaração de conteúdo.
Os documentos de importação afirmavam que a carga era de vasos. Na verdade, os contêineres continham suplementos alimentares, equipamentos médicos, smartphones de última geração, eletrônicos, calçados, roupas e bonés de grifes famosas.
As peças dos fuzis, e a munição, estavam escondidos em meio aos produtos. A operação exigiu que toda a mercadoria fosse aberta e inspecionada – um total de 80 toneladas. A ação demandou 24 horas de trabalho da fiscalização.
As armas e munições foram entregues à custodia da Polícia Federal, que seguirá com as investigações. Na sequência, serão encaminhadas ao Exército Brasileiro.
Fonte: NSC | Fotos: Receita Federal
Sugestão de pauta