Nesta terça-feira, dia 1º, ocorre em Indaial a abertura da exposição Arte Raiz – Osmar Mathias

Nesta terça-feira, dia 1º, ocorre em Indaial a abertura da exposição Arte Raiz - Osmar Mathias

A abertura está marcada para 20h, no Salão de Exposições da Fundação Indaialense de Cultura.

A Fundação Indaialense de Cultura sedia a partir desta terça-feira, 1º de outubro, a exposição Arte Raiz, do escultor Osmar Mathias. A abertura está marcada para 20h, no Salão de Exposições da FIC (rua Dr. Blumenau, 5, Centro). Como atração cultural apresenta-se a Orquestra Tra-la-lá, sob regência do professor Caio Fernando Maciel de Oliveira.

Osmar é morador do Encano Alto, em Indaial, há mais de 40 anos. Com mãos habilidosas e utilizando ferramentas para limpeza e formatação das obras, todas criadas por ele, como machadinhas e espátulas, trabalha a matéria que deriva de forma esporádica de recursos naturais.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Mathias esculpe suas criações artísticas, imprimindo as formas possíveis, de acordo com a matéria coletada. Troncos, raízes e galhos de madeira recolhidos ao longo dos anos no Ribeirão Encano, após chuvas fortes, transformam-se em arte com funções utilitárias e decorativas, tornando-se únicas. Desse processo resultam bichos, grutas, estantes, abajures, espelhos, bancos, estantes, produzidos com talento e esmero por Mathias, que ao olhar para uma raiz ou tronco recolhido de imediato imagina o que será a sua criação e o resultado final.

Se a palavra arte pode assumir várias significações na linguagem, Mathias pode ser classificado como artesão, escultor e artista, pois transforma a matéria bruta, dando-lhe uma forma de expressão que se desenvolve na procura do belo e do útil. Ele empresta originalidade a suas obras.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

A comunidade poderá apreciar a exposição gratuitamente até 18 de outubro, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h, de segunda a sexta.

Fonte e Fotos: Prefeitura de Indaial
Compartilhe nas suas redes sociais


Sugestão de pauta

Deixe um comentário.


Receba as novidades no seu email


Mais notícias
Atendimento