O Projeto Bugio informou que foi necessário sedar o veado por se tratar de um animal que se estressa facilmente.
O Corpo de Bombeiros Voluntário resgatou um veado-mateiro no quintal de uma casa em Indaial, no Vale do Itajaí, na manhã de domingo, 29 de setembro. Eles contataram com o apoio de veterinários do Projeto Bugio, que precisaram atirar um dardo com sedativo para realizar a captura.
A dona da casa acionou os bombeiros na manhã de sábado, dia 28, mas como a corporação não possuía equipamento para o resgate, já que não costuma realizar este tipo de atendimento, não foi possível fazer o resgate no mesmo dia. Por conta disso, foi solicitado o apoio da equipe do projeto.
O Projeto Bugio informou que foi necessário sedar o veado por se tratar de um animal que se estressa facilmente. Embora do uso da medicação, o bicho permaneceu acordado e por esse motivo os veterinários evitaram manipulá-lo.
Ainda conforme o Projeto Bugio, se trata de um animal adulto, pesando aproximadamente 20 kg. A espécie pode atingir 65 cm de altura. Os biólogos não conseguiram identificar o sexo do animal. O bicho estava saudável e não apresentava ferimentos.
Após a captura, o veado-mateiro foi colocado em uma caixa e entregue aos bombeiros, que esperaram passar o efeito da sedação para fazer a soltura em uma área rural próximo a um parque de preservação de Blumenau.
Fonte: G1 SC | Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários
Sugestão de pauta