O turno integral vem beneficiando 36 alunos, desde a Educação Infantil até o 3º ano.
A Escola Integral da EBM Encano Central completou um mês de atividades nessa quinta, 26 de setembro, e já está fazendo a diferença para a comunidade. São diversos momentos de aprendizagem significativa em meio à natureza e aos animais, no qual todos – pais, voluntários, Secretaria de Educação, Fundações Municipais de Cultura e Esporte e Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo – compartilham seus conhecimentos.
O turno integral vem beneficiando 36 alunos, desde a Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 3º ano. Essa é a primeira Escola Integral de Indaial implantada pela Secretaria de Educação.
No contraturno estão contempladas atividades como o auxílio nas tarefas escolares; aulas de informática; apoio pedagógico; aulas de Kickboxing, Violino, Musicalização, Teatro e Dança; confecção de jogos e brincadeiras; revitalização dos espaços da escola; Biblioteca Móvel; oficina de culinária; encontros com uma turismóloga e cultivo de horta. Além disso, as crianças que ficam no contraturno recebem almoço e café.
Através de atividades que vão para além da sala de aula, a ideia é ampliar as possibilidades de conectar a educação com a vida do lado de fora. Estudos recentes apontam que ambientes ricos em natureza ajudam na promoção da saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças.
“Uma das atividades já realizadas foi a produção de docinhos, um resgate dos momentos em família, tradição passada para as novas gerações. São ensinamentos que ficam marcados para vida, como: afeto, carinho, compartilhar, amizade, amor, interação, respeito, entre tantos outros. Já em outra ocasião, as crianças conheceram o bairro, um passeio recheado de curiosidade e história. Tem também os cuidados com os animais, limpeza, carinho e comidinhas”, conta o secretário de Educação, Jairo Gebien.
Fonte e Fotos: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta