Levantamento Times Higher Education, elaborado a partir de 13 indicadores, é liderado neste ano pela britânica Universidade de Oxford.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pulou para um grupo superior no ranking internacional, o THE (Times Higher Education), liderado neste ano pela britânica Universidade de Oxford. Uma das novidades da lista foi a entrada da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
O levantamento é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização. O THE classifica os estabelecimentos em ordem até a 200ª posição, e a partir disso reúne as instituições em intervalos. A UFSC passou da posição 801-1000 para 601-800.
A USP (Universidade de São Paulo) repete o resultado do ano anterior e é a instituição brasileira – e latino-americana – melhor colocada na edição 2020 do ranking da THE. A UFSC aparece na quinta posição entre as universidades brasileiras. A Udesc no 41º lugar.
Com 46 universidades listadas, 11 a mais do que na última edição da publicação britânica, o Brasil tem a sétima maior representação entre as instituições relacionadas. A marca supera a de países como Itália e Espanha.
Fonte: NSC
Foto: Gabriel Lain/ DC
Sugestão de pauta