Em SC, ação ocorre em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Tijucas, Indaial, Guaramirim e Bandeirante.
As polícias Federal e Civil fazem operação nesta quarta-feira, 4 de setembro, contra exploração sexual de crianças e adolescentes em ao menos 7 estados brasileiros e outros seis países. Em Santa Catarina, cinco pessoas foram presas em flagrante: duas em Florianópolis, duas em Joinville e uma no município de Bandeirante.
A operação, batizada como “Luz na Infância”, está na sua 5ª fase e cumpre também um mandado de prisão preventiva e outros 13 de busca e apreensão. Cinco deles em Florianópolis, três em Joinville, um em Balneário Camboriú, um em Blumenau, um em Indaial e um no município de Bandeirante. A ação acontece também em Tijucas e Guaramirim.
Durante o cumprimento dos mandados de busca, computadores e materiais suspeitos são submetidos à perícia. Conforme informado pelo Instituo Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina, a prisão em flagrante acontece após ser identificado conteúdo relacionado à pedofilia.
Outras 16 ordens judiciais são cumpridas no Paraná, Amazonas, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. As buscas ocorrem ainda nos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Equador, Panamá e El Salvador.
Operação prendeu 546 pessoas desde 2017
A Operação Luz da Infância teve início há três anos e já teve outras quatro fases. Desde então, 546 foram presas, Segundo a Polícia Federal (PF).
Na primeira fase da ação, em outubro de 2017, 108 pessoas foram presas e 157 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na segunda fase, em maio de 2018, 251 pessoas presas e os agentes cumpriram 579 mandados. A terceira fase, em novembro de 2018, resultou na prisão de 46 pessoas no Brasil e na Argentina, além do cumprimento de 110 mandados de busca.
Uma nova fase da operação foi realizada em março deste ano, que terminou com a prisão de 141 pessoas em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na ocasião, também foram cumpridos 266 mandados de busca e apreensão.
Fonte: NSC | Foto: Polícia Civil de SC
Sugestão de pauta