A peça foi desenvolvida sob adaptação do texto original "Tartufo" de Molière, lançado em 1664.
A turma de Teatro de Nível Avançado da Fundação Indaialense de Cultura apresentou, no dia 24 de agosto, a estreia do espetáculo “O Tartufo”, no 8º COLMEIA, Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas, em Blumenau.
O elenco foi formado por 11 alunos, sob condução da professora Rafaela Mattos: André Lopes Batista, Davi Silva Marins, Eduarda de Azevedo Possamai, Evelin Warmeling, Jorge de Lucas Pavanello, Maria Clara Stolf Bortoluzzi, Nicolly Nadine Neckel, Paula Marina Torres de Souza, Thaise dos Santos Correa, Weslei Sousa de Oliveira e Caroline Tigre Françozo.
A peça foi desenvolvida sob adaptação do texto original “Tartufo” de Molière, lançado em 1664. A história apresentava um falso devoto que se aproveitava da fé alheia para beneficiar a si próprio. Como seu enredo se faz muito atual, a construção do espetáculo visou dialogar a ficção e a realidade para provocar reflexões no expectador.
Neste ano, a organização do COLMEIA buscou proporcionar acessibilidade em alguns trabalhos apresentados. Segundo a professora Rafaela, o grupo da FIC foi felizardo ao receber o convite de desenvolver uma parceria entre o espetáculo e a equipe de acessibilidade. “A organização nos disponibilizou o recurso de audiodescrição, bem como interpretação em libras, que, além de estarem presentes no momento da apresentação, nos preparam para também direcionar e apresentar o espetáculo a esse público”, pontua.
Para o grupo de alunos, realizar “O Tartufo” foi um grande desafio, pois a peça foi desenvolvida no formato de um espetáculo de rua. O grupo que hoje se vê misto, apresentando alunos antigos e novos no Teatro, passou por um grande processo de preparo e ensaios para entender essa linguagem e oferecer um trabalho de qualidade ao público.
“A experiência foi muito gratificante. Estamos felizes com o processo que desenvolvemos e com a receptividade do público. Neste momento o grupo busca aprimorar o espetáculo para apresentá-lo em Indaial e região”, adianta a professora.
Fonte e Fotos: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta