Foram realizados mandados em Chapecó, São Miguel do Oeste e Iraceminha, sendo que a Polícia Civil ainda não sabe o número de vítimas, devido a engenhosidade e complexidade do crime
A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira, 27 de agosto, a ‘Operação Consignados’ que investigou denúncias de que ocorriam fraudes a partir de empréstimos consignados não autorizados, especialmente, por idosos, onde vinculavam aposentadorias e pensões a descontos irregulares. Nesta terça-feira foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Chapecó, São Miguel do Oeste e Iraceminha, todas as cidades no Oeste de Santa Catarina.
A operação contou com participação de policiais da Delegacia de Polícia de Maravilha e Cunhã Porã, além da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó e São Miguel do Oeste.
Entenda o caso
Em novembro de 2018, o Setor de Investigação Criminal da Delegacia de Polícia de Maravilha recebeu denúncia sobre fraudes a partir de empréstimos consignados não autorizados, especialmente, por idosos, que vinculavam aposentadorias e pensões a descontos irregulares.
Durante investigações constatou-se que a abrangência criminosa ia além da cidade de Maravilha. A partir disso a DIC de São Miguel do Oeste e Chapecó, junto com a Delegacia de Polícia de Cunha Porã, as Delegacias de Polícia Civil de Barra Bonita, Guaraciaba e Iraceminha auxiliaram nas investigações.
A “Operação Consignados” contou com a participação de mais de 19 Policiais Civis e cumpriu e três mandados de busca e apreensão, nas cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste e Iraceminha, onde foram apreendidos objetos eletrônicos como notebooks, smartphones e diversos documentos relevantes para o andamento das investigações. Além das empresas onde ocorreram as buscas, cinco pessoas são investigadas pela prática de estelionato e associação criminosa.
O valor estimado resultante das irregularidades investigadas podem ultrapassar o valor de R$100,00 mil reais e o número de vítimas ainda é incerta, tamanha a engenhosidade e complexidade do crime.
Fonte: ClicRdc
Foto: Polícia Civil
Sugestão de pauta