Na quinta, 15 de agosto, o Salão Expositivo da Fundação Indaialense de Cultura recebeu a abertura oficial da exposição “Pequenos Formatos – Pita Camargo”. O escultor catarinense voltou ao cenário indaialense, trazendo novas obras ao público apreciador da arte.
Além de Pita Camargo, prestigiaram a abertura servidores da FIC, artistas da região, entre outros convidados. O evento contou ainda com a participação musical dos talentosos indaialenses, Sabrina Tridapalli (vocal), Jeison Coelho (tanajura) e Lucas Vinícius (violão), todos integrantes do Powertrio Eletro Acústico, onde tocam estilos variados como MPB, eletrônico e pop.
A exposição poderá ser apreciada pela comunidade até 31 de agosto, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h, de segunda a sexta, na rua Dr. Blumenau, 5, Centro. A entrada é gratuita.
Sobre a exposição
O artista, que já expôs suas esculturas de grande e médio porte no salão expositivo e jardins da FIC em 1999 e 2001, com as exposições “Visão Tridimensional da Arte Catarinense” e “Geração Atual – I Mapeamento das Artes Plásticas de Santa Catarina”, na Mostra 2019 apresenta esculturas de pequeno porte.
Com um trabalho já consolidado em esculturas de grande porte em espaços públicos, em um percurso de mais de trinta anos, a pesquisa visual se volta agora para a diminuição da escala, na qual a menor unidade de medida é a busca para alcançar mais qualidade estética, possibilitando aperfeiçoar a linguagem, tanto em maquetes para obras monumentais, quanto em obras para compor o espaço interno. As obras em “Pequenos Formatos” em mármore permitem uma nova apreciação, em uma relação mais próxima e cotidiana entre o expectador e a obra de arte.
Pita Camargo é artista blumenauense e mantém um completo ateliê em Gaspar. Desenhista, gravador e escultor, atua desde 1982 no circuito artístico de Santa Catarina, com exposições em importantes museus, como Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte de Joinville, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. Instalou esculturas e monumentos em espaços públicos de Blumenau, Pomerode, Joinville, Florianópolis, São Paulo e Curitiba. Entre os projetos mais relevantes, estão as três esculturas submersas instaladas na Reserva Marinha do Arvoredo, em Bombinhas, onde se pretende instalar um Museu Subaquático. Ainda tem realizado palestras, cursos e oficinas, divulgando os processos de criação e o trabalho em escultura. Integra a Associação de Artistas Plásticos de Blumenau e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta