Após o recesso escolar de julho, nessa terça-feira, 30 de julho, foi retomado o atendimento normal nas Escolas e Unidades de Educação Infantil de Indaial para aproximadamente 9.200 alunos. O retorno dos profissionais que compõem a rede municipal de ensino foi marcado pela Parada Pedagógica de Estudo para início do segundo semestre do ano letivo, realizada na segunda, 29.
O dia de estudo organizado pela Secretaria de Educação envolveu cerca de 1.100 profissionais e contemplou palestras, grupos de estudos e socialização de estudos. O secretário de Educação frisa a importância da qualificação dos profissionais, oferecendo uma formação continuada de qualidade e que vá ao encontro com a proposta e prática pedagógica. “Trabalhamos a formação continuada de todas as áreas, desde o 6º ao 9º ano até o 1º ao 5º ano e a Educação Infantil”, pontuou Jairo Gebien.
Para os profissionais da Educação Infantil, durante a manhã ocorreram grupos de estudos em cada unidade para discussão do Projeto Político-Pedagógico. Já no período vespertino, eles participaram da palestra de abertura do segundo semestre com Luciana Ostetto, doutora em Educação, no Parque Ribeirão das Pedras.
A EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai também foi sede de algumas formações. Durante a manhã, os professores de Educação Física da Educação Infantil estiveram reunidos com o professor Tiago Pereira para falar sobre “Estratégias metodológicas relacionadas ao campo de experiência: Corpo, Gestos e Movimento”, assim como os professores de Educação de Jovens e Adultos se reuniram para trocar ideias com o professor Carlos Odilon da Costa. Na parte da tarde, os professores que atuam como agentes de biblioteca participaram de oficina pedagógica com Nana Toledo, que abordou a Leitura Literária: livros, autores, ilustrações, espaços e modificações, já os secretários escolares discutiram sobre sistematização e implementação do regimento interno da função de secretário escolar.
Por sua vez, os professores que atuam nas salas de AEE, professores da educação especial e auxiliares de sala estiveram de tarde, na Uniasselvi, discutindo sobre práticas pedagógicas inclusivas – as contribuições do atendimento educacional especializado.
O Sesi de Indaial sediou um encontro dos professores que atuam nas salas de Informática Pedagógica, no período vespertino, para a oficina “Linguagem de programação Scratch”.
O Auditório da Secretaria de Educação também recebeu formações. Durante o dia, professores dos anos finais, supervisores, orientadores e pedagogos participaram de oficina com Daniela Tomio sobre socialização de práticas pedagógicas desenvolvidas na rede. Os profissionais foram divididos em grupos: grupo I – professores de matemática, geografia, ciências, inglês e informática; grupo II – professores de português, história, artes e ensino religioso.
Já a Câmara Municipal recebeu, de tarde, os professores dos anos iniciais, supervisores, orientadores e pedagogos para uma socialização das práticas pedagógicas desenvolvidas na rede com mediação da professora Cleide Sopelsa.
Fonte | Fotos: Imprensa Indaial
Sugestão de pauta