O prefeito de Indaial, André Moser, assinou nesta semana o Decreto nº 1.233 que dispõe sobre a proibição de fogos de artifício com efeitos sonoros e visuais em eventos e inaugurações do Poder Público Municipal.
O documento, formulado através de indicação do vereador Flavio Molinari, considera que a intensidade do som produzido pelos fogos de artifício fica acima de 150 decibéis. Segundo estudos científicos, ruídos que ultrapassem a 85 decibéis, principalmente quando estão acima de 120 decibéis, são prejudiciais à audição sensorial.
“Esse importante decreto vem para proteger as pessoas e animais que têm mais sensibilidade ao barulho dos fogos, como autistas, quem têm síndrome de down, crianças e idosos, entre outras situações, evitando prejuízos à saúde. Também resguarda o sossego das pessoas próximas aos locais onde são usados esses fogos. Além disso, gera economia, pois não haverá mais gastos com a contratação desse artefato”, comenta o prefeito.
A medida se estende a todas as ações patrocinadas ou apoiadas pelos órgãos da administração municipal como lançamentos, eventos esportivos, comemorações e inaugurações de obras. Vale ressaltar que o decreto não se aplica a eventos particulares.
Confira a nota publicada pelo prefeito:
Assinado o decreto formulado através de indicação do vereador Flavio Molinari que proíbe a utilização de fogos de artifício com efeitos sonoros e visuais em eventos e inaugurações do Poder Público de Indaial.
A medida se estende a todas as ações patrocinadas ou apoiadas pelos órgãos da administração municipal e não se aplica aos eventos particulares.
Esse importante decreto vem para proteger as pessoas e animais que têm mais sensibilidade ao barulho dos fogos, como autistas, que tem síndrome de down, entre outras situações, evitando prejuízos à saúde. Também resguarda o sossego das pessoas próximas aos locais onde são usados esses fogos. Além disso, gera economia, pois não haverá mais gastos com a contratação desse artefato.
Redação Misturebas
Sugestão de pauta