Os soldados do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, Gerson Furtado e Christian Chiappeta, salvaram uma criança de três anos de idade, após ela se engasgar enquanto estava em casa, na manhã de segunda-feira, 15 de julho, no bairro Cordeiros, em Itajaí.
Segundo eles, os dois estavam realizando rondas no bairro quando a viatura foi abordada pela mãe, desesperada. Ela estava com o menino nos braços, desacordado. Imediatamente, o soldado Furtado pegou o menino no colo e começou a fazer o procedimento conhecido como “Manobra de Hemilich” para desobstruir as vias respiratórias.
Sem sucesso no local, os policiais colocaram o menino na viatura e foram para o hospital. Durante o caminho, o soldado Furtado continuou com a manobra até que conseguiu reanimar a criança.
Na chegada à unidade de saúde, a médica informou que a criança já estava em quadro convulsivo. O pequeno foi atendido e transferido ao Hospital Pequeno Anjo para ficar em observação.
– Com certeza, salvar uma vida é gratificante. É uma dádiva ser policial militar nessas horas. Foge um pouco da rotina da polícia, mas estamos aí prontos pra servir e proteger a sociedade, – afirma Furtado.
A mãe agradeceu muito aos soldados pelo gesto. O menino ficou sobre os cuidados médicos na unidade hospitalar. Um reencontro entre os policiais, mãe e filho deve ocorrer nesta semana, desta vez com mais calma e tranquilidade depois de passado o susto.
Fonte: NSC | Por Nathan Neumann — Colaborou Augusto Ittner | Foto: Polícia Militar de Itajaí
Sugestão de pauta