Representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó visitaram na manhã de sábado, 06 de julho, a Coudelaria da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) instalada no município de Indaial, onde foram recebidos pelo Comandante da Guarnição Especial de Indaial (GEIn), Tenente-Coronel Átila Tiago Royer e demais policiais militares que atuam na região.
Durante a visita, o Tenente-Coronel Átila apresentou aos membros dos Consegs dos nove municípios que integram à GEIn os dados estatísticos do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na região no primeiro semestre de 2019. Na sequência, o Subtenente Clóvis Coan, do Regimento de Polícia Montada, apresentou aos visitantes a estrutura e informações da Coudelaria de Indaial, que iniciou as atividades em 2018 e atualmente conta com 37 animais no local. Somente neste ano, foram registrados os nascimentos de sete potros, que futuramente serão utilizados no policiamento montado no Estado.
De acordo com o Tenente-Coronel Átila, a visita teve como objetivo proporcionar uma troca de experiências e integrar ainda mais a Polícia Militar e a comunidade. “Todos os municípios da GEIn possuem atualmente seus Consegs em pleno funcionamento, atuando de maneira sincronizada com a Polícia Militar e a Polícia Civil, dentro da filosofia de Polícia Comunitária, que visa a participação social e o envolvimento dos cidadãos para que possam, de forma voluntária, auxiliar na busca de soluções que atuem sobre as causas da violência e da criminalidade, proporcionando desta forma mais segurança e uma maior qualidade de vida”, ressaltou.
Segundo Levi Liesenberg, presidente do Conseg de Timbó, esta foi a primeira vez em que todos os Conselhos Comunitários de Segurança da GEIn se reuniram. “O encontro foi de suma importância, pois além de aproximar a comunidade ainda mais dos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar, os nove municípios poderão a partir de agora alinhar uma maneira de atuação, discutir demandas e, em conjunto, buscar soluções para fortalecer nossas forças de segurança, atuando assim de forma sincronizada”, destacou.
Fonte e Foto: Bruna Laline Ramos/Jornalista
Sugestão de pauta