Cotidianamente muitas pessoas sofrem acidentes ou estão internadas por diferentes doenças e precisam de transfusões sanguíneas. Com o objetivo de incentivar a população a tornar a doação de sangue uma prática rotineira e ampliar os estoques de sangue, neste mês serão intensificadas as ações de conscientização por meio da Campanha Julho Vermelho.
Indaial aderiu a essa Campanha, que acontece simultaneamente em todo o país. Atualmente, para quem seja fazer uma doação de sangue o local mais próximo é na cidade vizinha, Blumenau, no Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina).
Com o intuito de estimular os munícipes indaialenses a serem doadores, a Secretaria de Saúde disponibilizará transporte gratuito até o Hemosc, em datas previamente definidas: dias 12 e 26 de julho, com saída do Sais (rua Leoberto Leal, Tapajós), às 13h30. Quem tiver interesse em participar e utilizar esse meio de locomoção deve fazer agendamento pessoalmente ou pelo telefone 3281-7100 com Mara ou Ariane.
A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo.
Os candidatos realizam um cadastro, uma pré-triagem e um questionário e depois passam por uma triagem clínica. Esse processo é simples e leva de 30 a 40 minutos. Após esse processo, começa a doação, que pode levar de 5 a 10 minutos. Por fim, o doador recebe um lanche e é liberado.
O que é necessário para doar
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. O limite de idade para primeira doação é de 60 anos. O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo, pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas), apresentar documento com foto emitido por órgão oficial, ter repousado bem na noite antes da doação, evitar o jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Devem aguardar para doar sangue
Quem realizou cirurgia, exame invasivo (endoscopia ou colonoscopia) ou fez tatuagem nos últimos seis meses. O uso de alguns medicamentos também pode impedir a doação, mas cada caso é analisado na hora da triagem.
Após a doação
Não fumar por no mínimo duas horas e nas 12 horas após a doação não praticar exercícios físicos e atividades perigosas.
Intervalos entre as doações
Mulheres: período de 90 dias/3 doações nos últimos 12 meses. Homens: período de 60 dias/4 doações nos últimos 12 meses.
Fonte: Imprensa de Indaial | Por Graciely Guesser Ramos
Sugestão de pauta