Estimular a participação democrática dos estudantes na gestão escolar. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação de Indaial implantou em 2019 um projeto piloto de Grêmios Estudantis no Ensino Fundamental. Inicialmente em quatro escolas da rede pública municipal de ensino foram instituídos os Grêmios: EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai, EBM Profº Mário Bonessi, EBM Tancredo de Almeida Neves e Colégio Municipal de Indaial.
O Grêmio Estudantil é uma forma de organização sem fins lucrativos, composta pelos alunos de uma escola, com o intuito de representá-los e promover o diálogo entre estudantes e profissionais que atuam na instituição, como professores, coordenadores e diretor.
Em Indaial, os Grêmios Estudantis foram instituídos no mês de abril. Os representantes eleitos, estudantes do 6º ao 9º ano de cada escola, para os turnos matutino e vespertino, permanecerão na gestão durante o ano todo.
Cada integrante tem uma responsabilidade no Grêmio. As funções são: presidente (representa os alunos dentro e fora da escola), secretário (faz a ata do que acontece nas reuniões), tesoureiro (cuida dos bens do Grêmio), diretor de cultura (promove eventos, recitais e palestras), diretor social (mantém o bom relacionamento entre escola e aluno, ajuda a promover projetos do Grêmio e escola), diretor de saúde e meio ambiente (incentivar bons hábitos de higiene e a preservação do meio ambiente), diretor de comunicação (faz informes das atividades), diretor de empreendedorismo (desenvolve ações que incentivam a autonomia dos estudantes), diretor de esporte e lazer (promove festivais, torneios, atividades de integração) e suplente (substitui o presidente quando necessário e também auxilia nas atividades). Os estudantes se reúnem semanalmente, no contraturno escolar, para definir as atividades que desenvolverão.
Para o secretário de Educação, Jairo Gebien, essa é uma valiosa movimentação que acontece na escola. “O Grêmio pode auxiliar no desenvolvimento das aprendizagens, com os alunos percebendo as demandas da comunidade e trazendo suas vivências. Estou muito feliz que neste ano conseguimos dar o pontapé inicial para a implantação desse projeto. Queremos no próximo ano ampliar para que outras escolas também tenham essa experiência”, comenta.
A professora Elizabete Helena Eninger Trentini Machado coordena os Grêmios das Escolas Maria da Graça e Tancredo Neves. Para ela, o trabalho está sendo um desafio e ao mesmo tempo gratificante. “Estamos tentando colocar tudo nos eixos devido às ideias que os alunos apresentam. Aos poucos, eles vão entendo e percebendo oslimites e as possibilidades de colocar as pautas em prática. Os estudantes têm se mostrado comprometidos eresponsáveis. Por meio do Grêmio, podem ter voz”, pontua.
Já a professora Karoline Kolosinski é responsável por coordenar os trabalhos na Escola Mário Bonessi e no Colégio Municipal. Ela também destaca o desafio de tentar articular as ideias das duas equipes (matutino e vespertino) de maneira equilibrada com o que a direção propõe. “Além disso tem que saber lidar com a maturidade dos alunos, mas eles têm se mostrado muito participativos”, complementa.
Sobre os Grêmios
Na EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai as atividades começaram no dia 1º de abril com uma equipe de 19estudantes. Os alunos relataram o interesse em participar mais dos eventos escolares e de fazer algo diferente na escola para poder melhorar como fatores que influenciaram no ingresso do grupo. Além disso, um Grêmio mostra responsabilidade e organização.
Em cerca de três meses eles já organizaram palestras sobre Maio Amarelo e um mural do meio ambiente alusivo ao Junho Verde e iniciaram a produção de horta na escola. Também começaram um projeto de colocar nos banheiros masculinos e femininos frases motivadoras; outros alunos participaram, dando exemplos, e algumas meninas agradeceram, pois incentiva a autoestima.
As próximas ações serão realizar um teatro, festivais culturais, festa junina e brechó, eventos que entretenham mais os alunos do 6º ao 9º ano, e não só das turmas menores. Para o Dia do Estudante, em agosto, eles planejam um dia diferente, com alunos fazendo selfies, poemas e desenhos, uma competição do 1º ao 9º ano, na qual os trabalhos dos melhores colocados serão expostos em um mural.
As reuniões do Grêmio acontecem nas segundas, das 8h às 10h30 e das 14h30 às 17h.
O Grêmio da EBM Profº Mário Bonessi por sua vez, é formado por 14 estudantes. Ele foi instituído no dia 2 de abril. Os alunos contam que resolveram participar do grupo para ajudar a escola e participar dessa nova experiência, que tem se mostrado muito interessante.
Nesse período eles já promoveram um teatro de sombras sobre o trânsito no Maio Amarelo. Pensando no Junho Verde, estão trabalhando a reutilização de materiais recicláveis e pensam em trocar copos descartáveis por permanentes.
As reuniões ocorrem nas terças, das 15h30 às 17h, e nas quintas, das 10h às 11h30.
Já o Grêmio da EBM Tancredo de Almeida Neves é composto por 19 estudantes. Ele foi constituído no dia 3 de abril. Os alunos contam que decidiram participar para inovar a escola e fazer com que as pessoas sejam mais presentes, responsáveis e interessadas.
Eles já colocaram em prática o projeto Inovando a Leitura, com arrecadação de latinhas para compra de livros e materiais; um concurso de desenho para escolher o símbolo da Fanfarra; um concurso para definir uma frase do projeto já existente na escola De geração para geração; colocação de frases motivacionais nos banheiros; caixa de sugestões; ações do Maio Amarelo; mural explicando quanto tempo certos produtos levam para se decompor em alusão ao Junho Verde; palestra com Apae para o 9º ano; e participação dos 3º anos na horta para eles conhecerem o que comem.
Querem também participar da festa junina, ficando no lugar dos professores nas barracas, para demonstrar responsabilidade e o elo da escola com o aluno; melhorar o banheiro feminino; realizar em agosto uma batalha de rimas para incentivar os alunos a estudarem;
levar brincadeiras como pular corda, amarelinha e pingue pongue para os alunos menores terem outros tipos de atividades no intervalo. Aos poucos, os integrantes vêm tentando obter mais participação dos demais estudantes e observam que já melhoraram algumas aspectos na escola.
As reuniões do Grêmio acontecem nas quartas, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.
No Colégio Municipal de Indaial, o Grêmio, constituído de 21 alunos, iniciou suas atividades no dia 2 de abril. Para os estudantes, o ingresso teve por objetivo ajudar a melhorar a escola e fazer parte dessa mudança.
Entre as ações já realizadas estão a montagem de um painel do Junho Verde para conscientizar os alunos sobre a importância da separação do lixo e o que deve ser destinado para cada coleta; uma postagem na rede social da escola abordando sobre a travessia de pedestres na faixa alusiva ao Maio Amarelo e um projeto antibullying.
Eles ainda pretendem implantar um projeto sobre a autoaceitação para ajudar os estudantes, em especial as meninas, a se aceitarem do jeito que elas são; montar uma caixa surpresa com livros e figuras; organizar um festival da primavera, concurso de talentos e torneio de esportes; criar o Cinegrêmio para que mensalmente os alunos assistam filmes no contraturno escolar e no Julho Vermelho incentivar a doação de sangue.
As reuniões do Grêmio acontecem nas terças, das 10h às 11h30, e nas quintas, das 14h às 16h.
Até o momento essa experiência tem sido importante, outros alunos acham interessante e dão opiniões e ideias ao grupo do que pode ser melhorado.
Fonte | Fotos: Imprensa Indaial
Sugestão de pauta