Guarnição Especial de Indaial deflagra mais uma Operação Vale do Itajaí mais Seguro.
Na sexta-feira, 7 de Junho, foi realizada mais uma etapa da “Operação Médio Vale Mais Seguro” nos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, municípios estes integrantes da Guarnição Especial de Indaial.
A operação deflagrada contou com um efetivo de 70 policiais militares e 28 viaturas e teve como objetivo a realização de abordagens em veículos e pessoas suspeitas, barreiras policiais, fiscalização em bares e congêneres.
Ao longo da operação, foram fiscalizados 12 estabelecimentos comerciais, abordadas 71 pessoas, 487 veículos, confeccionados 48 Autos de Infrações de trânsito, apreendidos 12 veículos por infrações de trânsito e recolhida 7 Carteiras Nacionais de Habilitação.
Destaca-se que durante as abordagens os policiais apreenderam aproximadamente 504,4 gramas de maconha e 3,5 gramas de crack, bem como efetuaram a prisão de 4 pessoas, sendo 1 (uma) por embriaguez e tentativa de corrupção ativa, 1 (uma) por tráfico de drogas e duas por estarem com Mandado de Prisão ativo.
A prisão por tráfico ocorreu por volta das 20 horas, os policiais militares realizavam Barreira (Operação Impacto de Ordem/Ferrolho) quando suspeitaram de uma motocicleta que diminuiu a velocidade abruptamente ao avistar os policiais.
O condutor acelerou para cima dos militares e agentes de trânsito porém, não obteve êxito e foi abordado pelas guarnições.
Foi realizada busca pessoal no condutor, sendo localizado na sua cintura aproximadamente meio quilo de maconha. Ele tentou resistir ao ser algemado e, ainda, após consulta do seu nome, verificou-se que já possuía registro por posse de drogas. Relatou que comprou a droga nesta noite por R$ 700,00 e venderia para uma outra pessoa em Jaraguá do Sul. Diante dos fatos, foi conduzido a Delegacia para os procedimentos.
A prisão por embriaguês ocorreu quando a guarnição realizava Barreira Policial em determinado endereço no Centro de Pomerode, quando por volta das 23h40 foi abordado um veículo, onde foi possível verificar alguns sinais de embriaguez do condutor, como odor etílico, fala arrastada e andar cambaleante ao sair do veículo.
Foi ofertado o teste do etilômetro ao abordado, que se recusou a efetuar o mesmo, falando que não tinha necessidade, porém, os policiais questionaram novamente se faria o teste ou se receberia a notificação de recusar-se a efetuar o teste do etilômetro.
Neste momento, o abordado ofereceu dinheiro aos policiais militares no valor de R$ 100,00 em duas notas de cinqüenta para “deixar assim como está” e foi neste momento, por configurar o crime de corrupção ativa, que foi dada voz de prisão ao homem pelo crime de embriaguez ao volante e corrupção ativa, sendo também conduzido para a Delegacia pela prática dos crimes.
Redação Misturebas
Créditos: PMSC/Gein
Sugestão de pauta