A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Ascurra, com apoio operacional da Delegacia da Comarca de Indaial, iniciou no dia 06 de junho de 2019, uma megaoperação com o objetivo de localizar objetos que foram obtidos através das práticas dos crimes de estelionato e receptação contra vários empresários de pelo menos 10 (dez) estados do Brasil.
A primeira ação policial ocorreu na cidade de Ascurra no dia 30 de maio de 2019, próximo às 16h, em um galpão com endereço à Rua Vereador Aldo Valdir Pintarelli, sendo que nesse local foram encontrados pela equipe de investigação aproximadamente 3.500kg (três mil e quinhentos quilos) de polvilho que estavam armazenados dentro de uma indústria, configurando o crime de receptação.
Em continuidade com as investigações os policiais se deslocaram até um galpão localizado à Rua Maximiliano Venturi na cidade de Rodeio, no entanto, nada de ilícito foi encontrado nesse local. No mesmo dia uma equipe policial encontrou na cidade de Indaial outro galpão que era utilizado pelo estelionatário, porém nenhum produto de origem criminosa foi encontrado.
No dia 31 de maio de 2019 policiais civis lotados no Setor de Investigações Criminais da Delegacia de Ascurra obtiveram êxito em encontrar na Rua Guilherme Scharf outro galpão utilizado pelos autores dos crimes de estelionato e receptação, no barracão em questão foram localizadas diversas cargas de sal, farinha de trigo e embalagens, totalizando aproximadamente 30 (trinta) toneladas de produtos, todas adquiridas de forma fraudulenta, conforme elementos do caderno indiciário.
Ainda, foram realizadas diversas diligências nos dias 01 e 02 de junho pelas cidades de Indaial e Rio do Sul com a finalidade de encontrar o galpão onde estavam armazenadas praticamente a totalidade das mercadorias adquiridas de maneira criminosa pelo autor, mas em que pese o esforço empregado pela equipe policial não foi possível encontrar nenhum produto relacionado à presente investigação.
No dia 03 de junho de 2019, após a obtenção de informações e análise de imagens de câmeras de seguranças, os policiais se deslocaram para a cidade de Rio dos Cedros, mais especificamente na Rua Paraíba no Bairro Divinéia, onde restou encontrado mais um galpão utilizado pelos criminosos. O local se encontrava fechado e pelas janelas foi possível visualizar que o imóvel estava completamente lotado de produtos, inclusive iguais aqueles que já tinham sido apreendidos nas demais cidades.
Diante disso, o Delegado de Polícia Civil Dr. Ronnie Reis Esteves determinou o comparecimento do dono do galpão ao local, tendo em vista a quantidade significativa de produtos de procedência ilícitas. Logo após a abertura da porta principal foi encontrado um número incalculável de produtos adquiridos de forma fraudulenta, resultando em mais ou menos R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) em produtos diversos como: farinha de trigo, sal, fubá de milho, chocolate, embalagens, displays, prateleiras, fécula de mandioca, gordura vegetal, máquinas, impressoras, extintores, fios de cobre, paletes de plásticos, paleteiras, carrinhos, açúcar, formas etc.
Por fim, na Rua Dr. Blumenau, no dia 04 de junho de 2019, foi apreendido um veículo SCANIA, cor cinza, adquirido pelos criminosos, avaliado em R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), com diversos produtos de origem criminosa, o qual foi encontrado em um galpão utilizado pelos autores dos crimes investigados.
Todos os produtos foram apreendidos pela autoridade policial e após a apresentação de toda a documentação pertinente estão sendo devidamente restituídos para as empresas lesadas – salientando que todas as empresas tiveram seus prejuízos diminuídos ao máximo, comparado ao prejuízo inicial.
Fonte e Foto: Polícia Civil
Sugestão de pauta