Cerca de 80 pessoas deixaram as residências para ficar em abrigos por causa da enchente em Rio do Sul. São 25 famílias, incluindo crianças, que levaram roupas de cama, equipamentos eletrônicos e até móveis para os locais abertos emergencialmente pela Defesa Civil municipal.
O município tem cinco abrigos disponíveis para os moradores localizados em áreas de risco. No bairro Bela Aliança há os salões das igrejas católica e evangélica. O salão da igreja do bairro Santa Rita está aberto, assim como o salão da igreja nossa senhora do rosário. Outra opção é o ginásio do Lions Clube, no bairro Progresso.
Algumas pessoas que estão nos abrigos, inclusive, enfrentam essa situação pela segunda ou terceira vez. A servidora pública Almira Pereira, que foi com a família para o abrigo, afirma que estava acompanhando o tempo e decidiu que seria o momento de deixar a casa mais uma vez.
— Ontem à noite a gente estava de prontidão, então ficamos ligados nas informações da Defesa Civil. Como vimos pela manhã que o rio iria subir, trouxemos um carro e alugamos um caminhão pra transportar todos os móveis, ao menos conseguimos trazer tudo — lamenta Almira Pereira.
De acordo o Executivo de Rio do Sul, os bairros mais afetados são Bela Aliança, Taboão, Pamplona e Santa Rita. Agentes da Defesa Civil estão nas ruas do município orientando os moradores e há um caminhão da prefeitura disponível para carregar móveis de moradores.
Fonte: NSC | Foto: Valeska Lippel/NSC TV
Com informações da Valeska Lippel, da NSC TV
Sugestão de pauta