Com a chegada do Junho Verde, importantes ações serão desenvolvidas no município de Indaial contribuindo para melhor conhecimento e sensibilização de alunos, professores e comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, responsável pelo evento, realizou parceria com a Fundação Indaialense de Cultura para enriquecimento do programa com eventos culturais.
A FIC preparou manifestações com contextos histórico-culturais, artísticos e de homenagens a personalidades e suas contribuições para ecologia e meio ambiente apresentadas por meio de exposição histórica, palestra e apresentações musicais.
A exposição destaca a vida e a obra do Padre Raulino Reitz, patrono da ecologia catarinense, 52 anos dedicados ao estudo científico sobre a flora catarinense e a relação de amizade com o preservacionista Valdemiro Nasato, que resultou na aclimatação da vitória-régia em Indaial. A mostra poderá ser visitada de 5 a 13 de junho, das 8h às 12 e das 13h30 às 21h, na Rua Dr. Blumenau, 5, Centro.
De setembro de 2018 a setembro de 2019 inúmeras ações comemorativas estão sendo realizadas em vários municípios catarinenses pelo “Centenário de Nascimento do Padre Raulino Reitz”, sob orientação de Aloísius Carlos Lauth, presidente do Herbário Barbosa Rodrigues, de Itajaí, fundado pelo Padre Reitz.
No encerramento da exposição na FIC, dia 13, às 19h, acontece a palestra “Uma parceria de sucesso: Raulino Reitz, Patrono da Ecologia Catarinense e Padre dos Gravatás, e a relação com o preservacionista Valdemiro Nasato na aclimatação da vitória-régia em Indaial”. Os palestrantes são Aloísius Carlos Lauth e Luiz Claudio Altenburg, historiador do Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá. Tem como público-alvo os professores de ciências naturais e biologia, alunos do Ensino Médio, historiadores e comunidade.
Após desmontagem a exposição circulará de 14 de junho a 16 de julho pelas escolas municipais mediante agendamento prévio. As escolas interessadas poderão entrar em contato com a diretora Marli Peixe, da FIC, pelo telefone 3333-1964.
O encerramento do Junho Verde será na FIC, no dia 29 de junho, às 19h30, com a apresentação “Musicanto FIC”, destacando os Grupos: Odeon, Sonora aprendiz, Coral da FIC e Orquestra de Câmara de Indaial, sob a coordenação técnica dos professores Marcio Kuhn, Guilherme Christen, Caio Fernando Maciel de Oliveira e Paulo Lira.
Todos os eventos são gratuitos e estão abertos à comunidade para apreciação e maior conhecimento desses importantes catarinenses que deixaram seus legados especialmente na Botânica para a comunidade nacional e internacional e para o município de Indaial com a beleza da vitória-régia na Praça Prefº João Hennings Filho – Prefeitura e Bromeliário na Fundação Indaialense de Cultura, que encanta a comunidade e turistas.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta