Com a melhora no nível dos reservatórios, a taxa extra cobrada pela bandeira amarela será suspensa. Entra em vigor a bandeira verde.
A conta de luz dos brasileiros não terá cobrança de taxa extra em junho. A informação foi divulgada hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em maio, houve cobrança de taxa extra após cinco meses seguidos sem o valor adicional. A bandeira tarifária no mês que vem será a verde, que não implica em cobrança adicional sobre o total de quilowatts-hora consumidos.
O sistema tarifário aumenta a conta de luz em momentos de escassez de energia, quando podem ser acionadas bandeiras amarela, vermelha 1 (rosa) ou vermelha 2. Em seu comunicado, a Aneel informou que o volume de chuvas deve superar as expectativas: “Embora junho seja um mês típico da estação seca (…), a previsão hidrológica para o mês superou as expectativas, indicando tendência de vazões acima da média histórica para o período, o que possibilita manutenção dos níveis dos principais reservatórios próximos à referência atual.
Redação Misturebas
Sugestão de pauta