A Polícia Civil e a Polícia Militar apreenderam na manhã desta terça-feira, 28 de maio, uma droga sintética produzida de forma caseira com anestésicos usados em cavalos. A operação aconteceu em Garopaba, no Sul do estado. Um homem de 39 anos, de nacionalidade uruguaia, foi preso suspeito de tráfico de drogas.
Quatro frascos do medicamento de uso animal Ketamina foram encontrados com o suspeito. Conforme informações divulgadas pela polícia, a ketamina, ou special k, é uma droga sintética de fabricação caseira produzida a partir de um anestésico, geralmente usado por veterinários em cavalos, que vem se tornando cada vez mais comum em festas rave no Rio Grande do Sul.
“O uso prolongado ou crônico da droga, pode afetar o cérebro. Há vários estudos mostrando alterações e indicando que o órgão fica menor, mais encolhido”, explica Diogo Lara, professor de psiquiatria e biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Segundo os policiais, o valor comercial da Ketamina gira em torno de 25 a 50 dólares o grama. Ainda durante a ação da polícia, foram apreendidos uma balança de precisão, 57 gramas de maconha, 225 ramas de “skunk”, e um frasco contendo 30 ml de óleo de cannabis. Além disso, os policiais encontraram 9.177 dólares, 3.336,55 pesos uruguaios, e 111,64 reais.
Fonte: Portal Alexandre José | Foto: Polícia Militar/Polícia Civil
Sugestão de pauta