Brusque confirmou na noite de quinta-feira, 16 de maio, a primeira morte por influenza. A Secretaria de Saúde do município, por meio da Vigilância Epidemiológica, registrou que um homem de 54 é o primeiro caso fatal em decorrência da doença no município. O subgrupo que o paciente foi infectado, ainda não foi confirmado.
A Vigilância Epidemiológica de Brusque já identificou até o momento sete casos suspeitos com o vírus influenza. Além do paciente que morreu – que estava fora do público-alvo de vacinação – dois casos foram descartados e a Secretaria de Saúde aguarda a investigação de mais três pacientes. Uma pessoa teve a contaminação confirmada pelo vírus subgrupo H3N2. O paciente já foi medicado e está em casa.
O secretário de saúde de Brusque, Humberto Martins pede que as pessoas que estão no grupo nos grupos prioritários para vacinação procurem uma Unidade de Saúde.
– A Influenza é uma doença que pode se prevenir, por isso vamos ampliar o horário de vacinação e procurar imunizar o maior número possível em nossa cidade – comenta.
A influenza, conhecida como gripe, pode ser causada pelos vírus A, B e C, sendo os tipos A e B os mais graves, sendo a gripe A, antes chamada de gripe suína, causada pelo vírus tipo A da influenza. Os tipos A e B sofrem mutações recorrentes e são responsáveis pelas epidemias sazonais e por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas.
Apesar de provocar quadros clínicos graves, a influenza pode ser evitada com a vacinação. Tomar a vacina é fundamental para evitar novos casos, pois o vírus já está circulando no nosso município.
Baixa procura por vacinação preocupa no município
Em decorrência da baixa procura do público-alvo pela vacina, a partir da próxima segunda-feira, a Policlínica Central estará com horário estendido entre 17h e 20h, visando disponibilizar a dose para pessoas que trabalham em horário comercial. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala da vacinação continuam atendendo entre 8h e 12h e das 13h às 17h, até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha nacional de vacinação.
Desde 10 de abril até o dia 15 maio, 15.083 pessoas já foram imunizadas no município, o que corresponde a 53,10% do público-alvo, que totaliza 28.403, O grupo de pessoas acima de 60 anos, é o que lidera o ranking de vacinados, onde 62,52% já procuraram uma unidade de saúde em busca da prevenção.
Os grupos prioritários são gestantes, puérperas, crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, idosos, professores, trabalhadores da saúde povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Fonte: NSC | Foto: Cristiano Estrela
Sugestão de pauta