O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel realizou um procedimento inédito em Santa Catarina. Aos cuidados do neurocirurgião intervencionista, Dr. Leandro José Haas, foi realizado o tratamento de um aneurisma cerebral de 5×4,5mm de diâmetro. Através de um pequeno furo na virilha do paciente e acessado com um microcateter, o especialista implantou dentro do aneurisma o dispositivo chamado WEB, que se abre como uma malha em formato de “gaiola”, ocupando todo o interior do aneurisma e excluindo o mesmo. O procedimento aconteceu dia 08 de maio.
Um aneurisma cerebral ou intracraniano é uma dilatação anormal de uma artéria no cérebro, que resulta de um enfraquecimento da camada muscular interna dos vasos sanguíneos. O vaso desenvolve uma dilatação, semelhante a uma bolha, que pode tornar-se frágil e romper sem aviso prévio. Este tipo de hemorragia pode levar a um acidente vascular cerebral.
A interrupção do fluxo intracirculatório com um dispositivo WEB é um dos últimos avanços tecnológicos no tratamento de aneurismas de colo largo, especialmente na bifurcação de uma artéria. Uma das maiores vantagens é que o paciente não precisa aderir a remédios de antiagregação plaquetária após o procedimento, pois o mesmo não oferece riscos de formar trombos abaixo de onde foi implantado.
O tratamento de escolha para um aneurisma intracraniano, como todas as decisões médicas, deve ser acordado pelo médico e pelo paciente. O médico geralmente faz recomendações para um tratamento em relação a outro, dependendo de cada caso individual. O Dr. Leandro Haas já possui 1.800 aneurismas embolizados e esta constitui mais uma ferramenta disponível para o tratamento Endovascular dos aneurismas cerebrais na nossa região.
Texto: Enfª Kathia Bortolini Rodrigues – Coordenadora do Serviço de Hemodinâmica.
Sugestão de pauta