A partir de abril as embalagens da coleta seletiva em Indaial passaram a ser entregues mensalmente, conforme um cronograma anual. Cada imóvel recebe cinco sacolas de uma vez. A Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente solicita a atenção e colaboração dos moradores, pois a coleta seletiva, além de ter sido ampliada em março, passou por algumas alterações e ainda podem ocorrer situações atípicas nessa fase de adaptação.
O objetivo da coleta seletiva é reduzir a quantidade de material destinado ao aterro sanitário e a redução da geração de resíduos, por tanto houve a reestruturação no fornecimento de embalagens. De acordo com levantamento técnico, o dimensionamento de uma embalagem por semana é suficiente para uma residência se a separação for feita corretamente e com bom aproveitamento da embalagem.
Se não for realmente suficiente apenas uma embalagem por semana, orienta-se que o morador disponha seu material em qualquer outro tipo de embalagem ou até mesmo em caixas de papelão, utilizando a embalagem verde apenas como referência.
“O morador pode colocar em outra sacola, pois o material será recolhido da mesma forma. Apenas é necessário dispor no dia correto da coleta seletiva. Também cabe ressaltar que, para melhor aproveitamento da embalagem, é importante colocá-la para a coleta somente quando estiver completamente cheia”, explica o secretário, Jonas Lima.
Todos os caminhões que realizam a coleta são monitorados por câmeras e rastreados em todo seu trajeto. Quem tiver problemas com o recebimento das embalagens ou coleta do material deve registrar sua reclamação na Prefeitura, pela Ouvidoria (3317-8849), ou na Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, pelo telefone 3333-4520, informando seus dados e endereço completo para que possa ser verificada e resolvida a situação.
A Secretaria também ressalta a existência de catadores irregulares que passam antes do caminhão e levam as embalagens, ocasionando transtornos. Caso um morador presencie isso, a orientação é anotar o número da placa do veículo em que o catador está e informar a Secretaria para que sejam tomadas as devidas providências.
Confira o cronograma anual de entrega de embalagens:
- Abril: semana de 8 a 13
- Maio: semana de 6 a 11
- Junho: semana de 3 a 8
- Julho: semana de 1 a 6
- Agosto: semana de 5 a 10
- Setembro: semana de 2 a 7
- Outubro: semana de 7 a 12
- Novembro: semana de 4 a 9
- Dezembro: semana de 2 a 7
Fonte: Imprensa de Indaial
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